A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) iniciou uma parceria com acadêmicos de Enfermagem do 1º período da UniFacema para a realização de atividades de encoleiramento canino em Caxias (MA). Os estudantes receberam orientações sobre a importância da coleira para o combate da Leishmaniose Visceral (Calazar), além de informações sobre a doença e a atuação de coleira no animal.

Na última quinta-feira (20), os estudantes acompanharam os agentes de endemias pelo bairro Tresidela, onde distribuiram material informativo e auxiliaram dando orientações aos moradores e tutores de animais sobre o período de duração da coleira, explicando sobre o princípio ativo da coleira e a importância da aceitação da coleira.

Maryanne Morais, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Pesquisa e Epidemiologia (NESPE), falou sobre a parceria. “Foi um trabalho muito efetivo. Os estudantes realmente contribuíram com nossas atividades, otimizando o processo de trabalho e fazendo com que fluísse melhor. A UVZ está aberta a essas parcerias, pois só tem a contribuir e melhorar o nosso processo de trabalho na promoção de saúde”, finalizou.

 

8