Na quinta-feira (20), os membros da Comissão de Ética de Enfermagem do Complexo Hospitalar Gentil Filho tomaram posse. O evento aconteceu na unidade e contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA).

O órgão tem função educativa, consultiva e de orientação ao exercício ético e profissional dos profissionais de Enfermagem. A unidade é pioneira no município, sendo a primeira a ter uma Comissão de Ética para os trabalhadores da Enfermagem.

A enfermeira Vaniele, presidente da Comissão, falou sobre a importância do órgão. “A criação da Comissão de Ética de Enfermagem no Complexo Hospitalar Gentil Filho é de extrema importância, pois, é através dela que serão verificadas as situações encontradas referentes ao serviço de Enfermagem dentro da instituição, não somente direcionada aos profissionais, mas também aos pacientes e acompanhantes. Serão identificados os problemas, propostas. e as soluções para minimizar os conflitos para que sejam melhor encaminhados e avaliados. Com isso teremos melhores condições de analisar a qualidade da assistência que é prestada dentro do hospital”, disse.

“Tem função preventiva, estimula o exercício profissional dentro de atribuições legais, com foco na segurança do paciente, do profissional e das instituições. Também tem função de conciliação, nas questões de conflitos interprofissionais, que não envolvam terceiros e não causem dano moral ou material. Ou seja, é um braço do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) dentro das instituições de saúde“, destacou Cássia Lopes, Coordenadora do Departamento de Processo Ético, sobre as funções da Comissão.