A Prefeitura Municipal de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com Unidade Regional de Educação Caxias (URE), promoveram encontro para falar sobre a parceria entre o município e o estado em que irá proporcionar ensino para alunos do ensino médio e EJAI. Na ocasião também foi tratado sobre como garantir a segurança nas escolas e o combate às notícias falsas. O encontro foi na UEM Edwirges Gonçalves Costa, localizada no povoado Barro Vermelho, no 2º distrito. Pais e alunos também participaram da reunião.

Na ocasião estiveram presentes: a secretária da Semect, Profª Me. Ana Célia Damasco; a gestora da URE, Lacy Assunção; e, a coordenadora da Educação do Campo da Semect, Isanice Neves; gestora adjunta da URE, Daniella Apolônio e a gestora Maria da Conceição Oliveira da UEM Edwirges Gonçalves Costa.

Os mais beneficiados com a parceria serão os alunos, como relata Francisco Coelho. “Eu gostei muito, por que é mais uma melhoria, por que é menos cansativo, tem também o custo financeiro e agora o custo será baixo e não precisaremos ir a outros povoados estudar“, disse Francisco Coelho, aluno.

Para a aluna Bárbara Rodrigues Silva, essa parceria será além de útil e dá mais comodidade aos estudantes. “Estamos muito felizes com essa parceria em que a secretaria de educação, irá ceder a escola para termos aulas do ensino médio aqui no povoado, por que fica mais fácil, mais econômico e melhora bastante“, lembra.

A aluna Maria Gabriela, da EJAI, também falou sobre os benefícios da parceria. “Com toda certeza essa parceria veio nos trazer boas notícias. Vai diminuir o nosso gasto, não precisaremos mais ter que sair da nossa localidade e ir para outra, tudo se torna mais viável“, frisa.

É muito bom ter nossos filhos e até nós mesmo estudando no nosso povoado, é menos dispendioso e mais tranquilo” disse Darquiane Ferreira, mãe de aluno.

É muito importante essa parceria, porque o ensino médio na zona rural só é possível com os dois poderes municipal e estadual. Como os prédios do município ficam desocupados no final da tarde, a necessidade de ofertar o ensino médio proporciona a ocupação desse espaço”, ressalta Patrícia Silva Santos, diretora substituta.

A gestora municipal da UEM Edwirges Gonçalves, Maria da Conceição, destaca como será feita essa logística. “Agora estamos recebendo os alunos do ensino médio, o que é muitíssimo importante. Era um sonho da nossa comunidade, pois o lugar do adolescente é estudando no horário certo, pois essa parceria proporciona isso. Pela manhã funciona como escola municipal e a tarde. E, a noite, essa parceria com o estado“, explica.

Nós firmamos essa parceria entre o estado e o município, agora vamos trazer para a escola o fundamental II e o ensino médio, esses alunos tiveram suas demandas educacionais facilitadas“, frisa Isanice Neves, coordenadora da Educação do Campo da Semect.

É uma riqueza imensa, essa parceria é perfeita, porque a escola tem uma estrutura muito boa, o que é importante para o aprendizado. A não locomoção do povoado para outro vem melhorar a qualidade de vida desses alunos”, destaca Lacy Assunção, gestora regional de educação (URE).

Nós da Semect, juntamente com a URE, nessa parceria, temos a certeza que vamos proporcionar a esses alunos tudo um ensino de qualidade, estamos tornando com realidade a melhoria educacional, com demandas como essas que irá proporcionar, mais comodidade, economia trazendo o ensino médio para o povoado São Francisco através dessa importante parceria promovida pela Semect e URE“, reforça Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Palavras chaves: ,