Nessa terça-feira (25), foi celebrado do Dia Mundial de Luta contra a Malária. Ao longo de todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), mantém o compromisso pela eliminação da doença e reforça as medidas de prevenção para que não haja a reintrodução de casos no território caxiense.

Caxias está há mais de oito anos consecutivos sem autoctonia de malária (pessoas infectadas dentro do município). Neste ano, até o momento, 5 casos foram notificados de pessoas que contraíram a doença em outros estados endêmicos e buscaram tratamento no município.

O vetor da malária, o Anopheles (mosquito-prego), tem como criadouro aquático coleções de água geralmente limpas, sombreadas, com certo grau de oxigenação, que em geral não são uma coleção de água parada. Esse tipo de coleção de água raramente está presente na zona urbana, é muito mais comum na zona rural e por isso, a malária é essencialmente uma doença da zona rural. Por isso, os agentes de endemias visitam diariamente os domicílios dos três distritos de Caxias, totalizando 601 localidades.

A ausência de casos autóctones de malária é fruto do trabalho da vigilância dos nossos agentes de endemias em conjunto com a população. Também realizamos uma vigilância ativa dos casos importados, visando à prevenção da transmissão da doença. São ações efetivas que estão controlando a doença em nosso território”, explica Laércio Cardoso, coordenador do Programa de Malária da UVZ.

Doença
A Malária é uma doença infecciosa, causada por um protozoário do gênero plasmodium, transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anofelino (mosquito-prego). Os sintomas mais comuns são: febre alta, calafrios, tremores, muito suor e dor de cabeça. Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Prevenção
Se você estiver com sintomas, procure a UVZ, faça o diagnóstico e realize o tratamento completo para evitar gravidade ou óbito.

Caso você more ou se desloque para locais com risco de transmissão, use as medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes.

Importante também evitar entrar em matas, lagos e rios logo ao amanhecer e ao entardecer, horários em que o mosquito da malária se alimenta de sangue humano.

Palavras chaves: , , ,