A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), realizou visita às instalações do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, nessa quinta-feira (27). No gabinete da Direção Geral, com a participação do diretor-geral do campus, professor João da Paixão Soares, e do chefe do departamento de Extensão e Relações Institucionais, Luis Morais, a secretária Kiara Brada, da SMPM e a assessora de gestão, Josélia Oliveira, conversaram sobre futuras parcerias.

Dentre os temas tratados, estiveram: adesão à Linha de Fomento da Bolsa-Formação – Programa Mulheres Mil, no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), para oferta de cursos de qualificação profissional de mulheres, com 16 anos ou mais, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária. Foram apresentadas ações e projetos de extensão desenvolvidos pelo Campus e como a parceria entre as instituições pode render grandes frutos para Caxias (MA).

Já temos reunião agendada na próxima semana com o Centro de Referência Tecnológica do IFMA, responsável pelos Programas da Bolsa Formação no âmbito institucional, para tratar sobre o assunto. Estamos nos organizando e articulando com as secretarias de Caxias e da região para participarmos da chamada pública do MEC”, acrescentou João da Paixão, diretor do IFMA Campus Caxias (MA).

Quando dois órgãos agem juntos, fica muito mais fácil executar ações e atender às comunidades. Dessa forma, considerando que já desenvolvemos e reconhecemos o trabalho da Secretaria, temos todo interesse em seguirmos juntos para novas parcerias”, frisa Luis Morais.

A reunião foi para falarmos sobre a Adesão de Caxias ao Programa Mulheres Mil que será desenvolvido no ano de 2023 a 2024, onde o público alvo será mulheres em situação de vulnerabilidade social que terão oportunidade de cursarem cursos de qualificação e profissionalizantes, proporcionando assim suas potencialidades, habilidades, e claro que a inserção do dessas mulheres no mercado de trabalho. Além disso foram discutidos outros projetos sociais que também venham a trazer benefícios as mulheres mães dos alunos do IFMA“, explicou Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

A Secretária também lembrou que o IFMA é uma das instituições mais acreditadas de Caxias e Região, e por isso, a parceria é sempre importante. E, que a secretaria sempre incentiva as mulheres a se capacitarem. “É por isso que estamos, diariamente, em busca de potenciais parceiros propulsores de sucesso, a exemplo do IFMA, que é uma instituição renomada que preza pela qualidade dos serviços prestados à comunidade. E hoje estamos aqui, fechando mais uma parceria que resultará no desenvolvimento de vários projetos, sempre tendo como foco a diversidade das mulheres”, disse.

A visita foi concluída na unidade do sistema integrado alternativo para produção de alimentos (o Sisteminha) – solução tecnológica implementada no IFMA, em parceria com a EMBRAPA, para produção integrada de alimentos. “O Sistema é apropriado para pequenos espaços, em áreas urbanas e rurais. O objetivo é garantir a alimentação básica às famílias adotantes, possibilitando também a geração de renda, por meio da comercialização de excedentes da produção. Dessa forma, pretendemos, posteriormente, atuar com a Secretaria para implementar em outros lugares”, concluiu o diretor do Campus Caxias.

Palavras chaves: , ,