A Feirinha da Gente desse domingo (30) comemorou de forma especial o Dia Internacional da Dança, que é celebrado anualmente em 29 de abril. Apresentações do Balé da Escola Municipal de Dança e da Academia de Dança Wilson Ghilard levaram beleza e encanto ao público presente.

“A Escola Municipal de Dança e a Academia de Dança Wilson Ghilard está trazendo no Dia Mundial da Dança um estilo de dança livre”, disse Wilson Ghilard, coordenador da Escola Municipal de Dança.

Logo em seguida, as mulheres do Programa Mulheres em Movimento (PMM) realizaram uma apresentação com um Giro dos Ritmos (SMPM). Os profissionais que fazem o Programa destacaram os benefícios trazidos pela dança.

“Nós fizemos um giro dos ritmos das danças do PMM. Esse projeto além do entretenimento, tem informação relativa aos direitos da mulher. A gente encaminha elas para a formação”, disse Nandos Santos, coordenador do PMM.

“Eu faço parte do polo do São Francisco no bairro Seriema. A dança é tudo de bom. Através desses programas da Secretaria da Mulher eu já aprendi muitas coisas, uma delas foi a me livrar da depressão”, disse Célia Regina, integrante do PMM.

“Nós temos 14 polos espalhados em Caxias, onde proporcionamos as mulheres a dança que faz muito bem para a saúde. Dia 29 é celebrado o Dia Internacional Dança e hoje (30) o Dia Nacional da Mulher. Hoje estamos aqui mostrando toda a nossa alegria e autoestima”, frisa Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

O Boi Encanto de Caxias também colocou o seu batalhão para fazer um ensaio geral, apresentando músicas autorais e encantando o público com uma das manifestações culturais mais representativas do Maranhão. “A nossa apresentação foi o ensaio itinerante, onde a gente apresenta um pouco do que vamos trazer para o ano de 2023. O tema desse ano será “Encanto de Todos os Santos”. Nós pretendemos trazer uma homenagem a todos santos que venham nos abençoar na temporada de 2023″, disse David Soares, integrante do Encanto de Caxias.

O encerramento das apresentações foi com a Swingueira da Banda Swing dos Crias. “Nós temos esse projeto há 2 anos. A ideia é fazer com que a juventude se interesse por música”, disse Lucas Vale, vocalista.

“Hoje a gente celebra o Dia Internacional da Dança na Feirinha, para isso trouxemos diversas manifestações de dança. Nós temos a Escola Municipal de Dança que tem dado um grande resultado aos jovens de Caxias”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“A gente trouxe o bazar da Casa das Luluzinhas. Nosso intuito é arrecadar fundos para beneficiar pessoas necessitadas”, disse Conceição Ramalho, integrante da Casa das Luluzinhas.

Durante o evento a Associação dos Surdos de Caxias (MA) também realizou apresentações de músicas por meio da linguagem de sinais.

“É muito importante a nossa vinda para que todos da Feirinha possam entender a importância da comunidade surda. A Associação dos Surdos quer mostrar que a Lei de Libras é muito importante em todo o Brasil”, destaca Ana Lúcia Costa, presidente da ASC.

Confira a reportagem: