Nesse sábado (29), o Conselho Municipal de Cultura, realizou na Academia de Dança Wilson Ghilard o 2º Fórum Municipal de Caxias (MA). O objetivo foi reunir todas as linguagens da cultura caxiense para debater melhorias para quem faz cultura em Caxias (MA).

“É um prazer realizar este evento. A gente está discutindo leis que estão por vir. Vamos formar um grupo de trabalho”, disse Chico Beleza, Presidente do Conselho Municipal de Cultura

“A principal ideia é uma programação anual para que possamos arrecadar fundos. O nosso interesse é que no Dia do Samba tenha um grande evento”, disse Nonatinho, produtor cultural.

“O Fórum é um passo a mais para sairmos do anonimato. É uma luta para que o segmento do artesanato seja definido no coração do caxiense e que ganhe outros lugares”, destaca Neta Pinheiro, Pres. da Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

“É um momento de fomento, de organização política da cultura como um todo. O momento em que as pessoas estão aqui falando sobre cultura, é uma grande vitória”, lembra Caio Cruz, Presidente do CEFOL e da Liga dos Blocos e Escolas de Samba.

O encontro reuniu poetas, músicos, dançarinos, artesãos, representantes de Blocos e Escolas de Samba, dança do Lili, dentre outras linguagens artísticas e culturais. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico também se fez presente ao evento.

“O Fórum é um momento de discussão, de entendimento sobre leis, momento de aprendizados. É um momento para que possamos abraçar a cultura caxiense e fazer a nossa agenda cultural”, destaca Wilson Ghilard, coordenador da Escola Municipal de Dança e Academia de Dança.

“O Conselho Municipal de Cultura se reúne para discutir a cultura, como fazer a cultura acontecer. São idéias, críticas e sugestões, que serão apresentadas depois à Secretaria, par que possamos engrandecer a cultura de Caxias“, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Confira a reportagem: