Prefeitura prestigia celebração dos 38 anos da Dança do Lili
A Prefeitura de Caxias (MA) prestigiou as celebrações dos 38 anos da Dança do Lili em Caxias. O evento foi realizado na Rua das Sombrinhas, no Complexo Turístico Balaiada em frente ao Memorial da Balaiada.
“Ela começou no bairro Seriema, depois foi levada para o Centro de Cultura e para o bairro Castelo Branco, hoje já está nos quatro cantos de Caxias (MA). A Dança do Lili representa a cultura da nossa cidade, além dela nós trabalhamos a Dança da cana, o Baião e outras”, disse Pelé, produtor cultural.
O momento contou com apresentações culturais de outras manifestações da cultura caxiense: Dança do Lili mirim e adulto, Reisado do Campo de Belém, Boi Canário Verde e Quadrilha Sai de Baixo.
“Pra mim é um grande prazer dar continuidade a Dança do Lili. É um projeto que começou em 2019 com idades a partir de 6 anos para o mirim e 16 anos para o grupo adulto”, disse Aldenir Nonato, coordenador da Dança do Lili Mirim.
“Nós não poderíamos ficar sem prestar esta homenagem ao Pelé”, disse Sibite, criador do Boi Canário Verde.
“Quero agradecer pelo convite e dizer que o Pelé é um homem sensacional para a cultura do Brasil”, disse José Wellington, representante da Quadrilha Sai de Baixo.
As pesquisadoras Joseane Maia e Joana Batista também destacaram a importância da Dança do Lili, que já se transformou em livro e inspira os interessados na cultura maranhense.
“O que me chamou a atenção na Dança do Lilia foram as letras, porque fazem menção a vida social do povo que trabalha no campo. O livro conta a história da Dança do Lili, tem ilustrações que buscam alcançar o público infantil”, disse Joseane Maia, escritora.
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico esteve presente destacando o quanto é importante a valorização dessa manifestação típica da cultura caxiense, que é Patrimônio Cultural Imaterial de Caxias (MA).
“Muito bom perceber que a cultura da Dança do Lili vem se mantendo e adentrando aos muros das escolas. Falar em cultura em Caxias é falar em Pelé. E, saber que o Pelé estar aqui pra comemorar conosco é muito importante”, disse Maciel Mourão, secretário adjunto de cultura.
“É uma cultura rica, a Dança do Lili hoje completa 38 anos. É um momento de celebrar também a vida do criador da Dança do Lili, o Pelé. Ela foi tombada pelo Patrimônio Histórico da cidade. A cultura é a manifestação do sentimento do desejo de um povo, e aqui outros grupos vieram de forma espontânea”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.