Caxias (MA) sediou nessa sexta-feira (5), a sessão plenária da Assembleia Itinerante, que foi realizada na Câmara Municipal, que foi adaptado para receber a maioria dos 42 parlamentares. A sessão foi proposta pelas deputadas estaduais Daniella e Cláudia Coutinho.

O momento representativo para a política caxiense e maranhense foi prestigiada por deputados, vereadores, secretários municipais, prefeitos e pela população.

“O sentimento é de agradecimento por esse estreitamento de laços entre os poderes e a sociedade caxiense. Um momento único para Caxias e para o leste. Vocês estão conhecendo de perto a realidade. Vale ressaltar a dedicação das deputadas Daniella e Cláudia Coutinho”, disse Ricardo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Caxias.

Estamos na Princesa do Sertão, uma cidade repleta de histórias, que foi palco da Guerra da Balaiada, que carrega as procissões de São Sebastião e Fogaréu. É uma terra de filhos ilustres, como o poeta Antônio Gonçalves Dias e o filósofo Teixeira Mendes. Que orgulho, Caxias! Em nossa missão de levar a casa do povo para perto deles não podíamos deixar de prestigiar o leste do Maranhão”, disse Iracema Vale, Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Ao todo duas sessões foram realizadas, uma ordinária, com o encaminhamentos de matérias importantes; e outra solene de homenagens. Na primeira, foram aprovados projetos e requerimentos, como a aprovação da solicitação que transforma o Memorial da Balaiada em Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão; e a criação da Semana Estadual Caxias Princesa do Sertão. Na mesma sessão, o governador Carlos Brandão também sancionou as duas matérias.

Já na sessão solene, a juíza Marcela Santana Lobo, natural do Estado do Rio de Janeiro, foi homenageada, com o Título de Cidadã Maranhense, uma proposição da deputada Daniella (PSB).

Minha mãe é baiana, meu pai é maranhense e eu nasci no Rio de Janeiro. Mas vim para o Maranhão com apenas 1 ano de idade. Morei em Santa Inês, me alfabetizei, fiz faculdade e sou juíza no Maranhão. Eu aprendi cada vez mais amar este Estado. Caxias foi o meu primeiro vínculo e o meu papel é fazer a defesa de direitos humanos. É permitir que essas mulheres, meninas, meninos e homens alcancem o sentido de justiça“, disse a juíza Marcela Lobo.

A Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou o governador Carlos Brandão (PSB) com a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”, que fez questão de participar da solenidade. O governador está na cidade também para acompanhar a maratona de inaugurações na manhã deste sábado (6), quando Caxias recebe o Shopping da Gente.

Neste sábado, Caxias vai ganhar uma grande obra, que vai ser uma referência do governo de Fábio Gentil. Foi uma grande sacada, que vai abrigar os vendedores ambulantes. Vamos inaugurar uma escola, asfalto e a Casa da Mulher Maranhense“, disse Carlos Brandão, governador do Maranhão.

A mesma honraria foi concedida à ex-deputada Cleide Coutinho e os ex-deputados Humberto Coutinho (in memorian) e Zé Gentil (in memorian), que foram homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo . O prefeito Fábio Gentil esteve acompanhado da deputada federal Amanda Gentil e da deputada estadual e primeira dama de Caxias Daniella e agradeceu as homenagens, ao ex-deputado Zé Gentil. O gestor também destacou a importância da Assembleia Legislativa estar presente no Município.

A gente está aqui com a Assembleia, que é a casa do povo. É um importante momento e precisamos impulsionar a economia, abrir as portas de Caxias para o Maranhão e quem ganha é a população. Nos últimos meses, temos ouvido uma palavra unidade, pregada pelo governador do Maranhão Carlos Brandão. Nós estamos mudando a forma de fazer política“, frisa Daniella deputada estadual.

É um requerimento nosso. E estamos aqui trazendo vários projetos e indicações para Caxias e a região leste“, disse Cláudia Coutinho deputada estadual.

É muito justa esta homenagem ao Deputado Zé Gentil, até porque ele foi uma figura muito forte no nosso estado, representando a nossa população, infelizmente ele não pôde concluir o seu mandato. Mas, nós estamos aqui para fazer com que de fato aconteça e chegue os benefícios para a população que está na ponta. Esta homenagem, é importante e fico feliz porque os deputados estão homenageando”, disse Amanda Gentil deputada federal.

É assim que se administra, levando à comunidade próximo aos agentes públicos. Essa parceria com o legislativo estadual tem por objetivo levar as soluções para os problemas do nosso estado. O deputado Zé Gentil foi deputado por quatro mandato e precisa ser reconhecido a nível estadual. E, a obra que vamos inaugurar é uma forma de enaltecer todo o trabalho de Zé Gentil por todo o trabalho prestado junto a Assembleia Legislativa. Ébum ato de reconhecimento“, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Caxias foi a segunda cidade a ganhar a Assembleia Itinerante, graças ao requerimento das deputadas Daniella e Claudia Coutinho. É como disse a presidente, que falou que estava na hora da Assembleia virar as costas para o mar e ficar de frente para o povo. Eles estão aqui debatendo melhorias para esta cidade e da região e do Estado”, disse Zé Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura de Caxias (MA).

Confira a reportagem: