SMADS abre Campanha Maio Laranja no dia 15 de maio em Caxias (MA)
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que tem como secretária, Ana Lúcia Ximenes, reuniu nesta segunda-feira (8), os advogados, psicólogos e técnicos de intervenções da rede social assistencial do município para tratar sobre a Campanha Maio Laranja.
A reunião foi realizada pela pasta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e tratou sobre as diversas ações da Campanha, que tem seu dia ‘D’ em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A proposta da Campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Durante a reunião, a SMADS apresentou o cronograma de trabalho da Campanha que será desenvolvida a partir do dia 15 de maio.
Há quase 50 anos, a menina Araceli Sánchez Crespo, de oito anos, foi encontrada com o corpo desfigurado por ácido e marcas de violência e abuso sexual, seis dias depois de ter desaparecido, em 18 de maio de 1973. Em 2000, a data foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei nº 9.970/00) e o mês conhecido pela Campanha Maio Laranja.
A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil, 51% com idades entre 1 e 5 anos. Sendo que, até 90% dos agressores sexuais são pessoas do convívio familiar: 30% são pais e 60% conhecidos da vítima e de sua família.
De acordo com a última cartilha do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, publicada em maio de 2021 com informações do Disque 100 — serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos, de 2011 a 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Além disso, pesquisas ainda afirmam que apenas 10% dos casos são notificados às autoridades, o que nos faz chegar à cifra de mais de 2 milhões de casos neste período em nosso país.
O panorama organizado pelo Instituto Liberta, aponta que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de exploração sexual, estando apenas atrás da Tailândia.
A Campanha Maio Laranja em Caxias é um chamamento à sociedade para que todos estejam sensíveis a esta causa e denuncie os casos confirmados. Além disso, cabe destacar que a prevenção é o mais importante.