O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) está realizando a Semana de Enfermagem em diversos municípios do estado. Nesta sexta-feira (12), Dia da Enfermagem, o evento aconteceu em Caxias e contou com a participação de diversos profissionais da rede municipal de saúde.

A Secretária Municipal de Saúde e enfermeira, Mônica Gomes, participou do evento e parabenizou a categoria. “Queria parabenizar toda nossa categoria, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. É uma profissão que exige muita dedicação, amor e carinho, pois não dá para ser enfermeiro sem ter compromisso com nosso paciente. A gente agradece todo empenho da nossa enfermagem, tanto em Caxias, como na nossa Região e no país”, disse.

Daniel Neto, Conselheiro do COREN Maranhão na Região Leste, falou sobre a Semana de Enfermagem. “Esse é um trabalho que estamos fazendo anualmente, nós enquanto Conselho Regional de Enfermagem temos essa preocupação de trazer para perto dos acadêmicos e dos profissionais de Caxias, essa valorização”, ressaltou.

Durante o evento, o SAMU Caxias realizou uma simulação realística de atendimento de urgência e emergência, também foi explanado sobre o processo de Planificação à Saúde no município. Além disso, profissionais de enfermagem da rede municipal foram homenageados pelo COREN-MA, pelo comprometimento e dedicação no serviço de enfermagem.

Braz Milanez, enfermeiro, realizou uma palestra e destacou os pontos abordados. “Durante todo esse dia iremos falar sobre a importância que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem tem para o Sistema Único de Saúde (SUS). Enquanto instituição formadora de futuros profissionais de enfermagem, nós vamos refletir sobre toda construção e formação do profissional, para que tenhamos uma profissão cada vez mais respeitada e valorizada”, disse.

O Presidente do COREN-MA, José Carlos, falou sobre o Dia da Enfermagem e destacou a vitória da categoria. “O que precisamos hoje é comemorar a vitória da enfermagem, foi publicado no Diário Oficial da União, a Lei 14.581 que traz a disponibilidade dos recursos financeiros para o pagamento do piso salarial da enfermagem. Isso é valorização e dignidade profissional, demonstra que o profissional precisa cada vez mais ser valorizado”, disse.

“Eu desejo para os novos profissionais muito sucesso, a enfermagem é uma profissão muito bonita, mas precisa de muita dedicação e amor. Recepcionar bem o paciente e tratá-lo bem”, finalizou Maria Celeste, enfermeira há 52 anos.

Confira a reportagem: