Campanha Maio Laranja tem início em Caxias (MA) e visa o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), iniciou os trabalhos da Campanha Maio Laranja. Na última quinta-feira (11), o Núcleo Multidisciplinar da SMADS realizou uma intervenção técnica na sede da pasta com os colaboradores sobre a Campanha, destacando a importância do trabalho de conscientização e envolvimento da sociedade no Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A Campanha tem como tema em Caxias (MA): ‘Se liga, minha rede é protegida’; e, como lema: ‘Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes’. Atualmente 80% dos crimes ocorrem em ambiente familiar e apenas 2% dos delitos são denunciados, conforme estudos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH). A campanha visa mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa realidade.
“O objetivo da campanha é levar informações à população buscando a conscientização de todos. Mas, além de conhecer a realidade atual de crianças e adolescentes, o objetivo é também combater o crime, denunciando e responsabilizando as pessoas que cometem os crimes”, explica Mauriane Lima, Psicóloga.
Nesta segunda-feira (15), SMADS, em parceria com o Centro Educacional São Francisco de Assis realizou atividades lúdicas e pedagógicas em alusão à Campanha Maio Laranja com os assistidos que frequentam o Centro Educacional.
O objetivo principal foi alertar que a violência sexual contra crianças e adolescentes, por ter várias consequêncais: psicológica, física ou verbal, traumas difíceis de superar. “Prejudicam o ser humano em todas as fases da sua vida: infância, adolescência e na fase adulta, não importa a idade, a violência sexual, infelizmente, marcará esse indivíduo. Cabe a nós o engajamento à causa para dissiparmos esse mal do convívio social”, explica a Psicóloga, Helice Andressa.
Como parte das atividades do Maio Laranja, durante todo o mês de maio está sendo realizada a campanha que está sendo desenvolvida em todos os equipamentos sócioassistenciais e redes sociais oficiais da Prefeitura de Caxias e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), levando orientações e alerta a população quanto à temática. As denúncias podem ser feitas através do serviço Disque 100, que é gratuito, ininterrupto e sigiloso.
Outros canais: Conselho Tutelar: (99) 99953-7489; CREAS: (99) 98109-0161.