Nessa sexta-feira (12), o Complexo Hospitalar Gentil Filho foi apresentado no 2º Fórum Interativo do Projeto Lean nas Emergências, realizado pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Na oportunidade foi ressaltado as mudanças nos processos de trabalho da unidade após a implantação do projeto, além das melhorias que foram alcançadas.

A apresentação aconteceu na modalidade on-line e foi realizada pelo enfermeiro e coordenador de enfermagem do Complexo Hospitalar Gentil Filho, Whalesson Oliveira, com a temática: Eficiência na Gestão de Leitos.

Durante a apresentação, o coordenador destacou alguns processos de trabalho que foram modificados. “Uma das medidas que fizemos foi implantar o menu de medicação rápida. Antes não tínhamos critérios, todos os pacientes, independente da classificação Manchester, tinham acesso a todo o nosso arsenal de medicamentos e insumos. Hoje nós fizemos um menu com todos os medicamentos necessários para o paciente de medicação rápida e todo o arsenal vai ficar disponível para os outros pacientes. Nós ganhamos muito com isso, pois o paciente sem protocolo demorava bastante tempo na sala da urgência, gerava reclamação e estresse para todos, e a partir do momento que colocamos a medicação rápida e o protocolo, nós zeramos a fila”, disse.

O objetivo do Projeto Lean nas Emergências é combater a superlotação hospitalar nas mais diversas áreas de atendimento: emergência, internação, exames diagnósticos, centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Tudo isso, através de métodos e ferramentas que colaboram para a gestão avançada dos processos hospitalares, o desenvolvimento dos profissionais e mudança na nos processos de trabalho, que vai resultar em um melhor atendimento no tempo adequado ao paciente que seja acolhido no Pronto Socorro.

“Só gratidão a Beneficência Portuguesa pela parceria e por acreditar no Complexo Hospitalar Gentil Filho, aos nossos diretores, Livia Sena e Pierre Julian, pelo apoio ao projeto e à toda equipe pelo engajamento. Ao apoio da Prefeitura de Caxias e da Secretaria Municipal de Saúde, dos diretores, supervisores de enfermagem para tornar tudo isso viável, construir nosso plano de ação e executar. Muito obrigado a todo mundo que participa do Proadi-SUS e ao Lean nas Emergências”, finalizou o coordenador de enfermagem, Whalesson Oliveira.