A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, através do Memorial da Balaiada, realizou na segunda-feira (15), a abertura da 21ª Semana Nacional de Museus. Este ano o tema é escolhido foi: Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar.

A solenidade de abertura contou com a apresentação da Banda Lira Municipal, Tiro de Guerra, além de alunos do Centro Educa + Ribamar Torres, da cidade de Pastos Bons.

“Estamos vindo com alguns alunos da cidade de Pastos Bons. Estamos trazendo alunos que fazem parte da eletiva – Entrando em Cena com Gonçalves Dias. Então, a partir disso, o interesse para trazer os alunos para conhecer a cidade de Caxias que faz referência a este escritor”, disse Francielle Danette, professora.

“Acho muito importante pois retrata as memórias que a cidade deixa. Eu estou gostando bastante. Estamos vindo com base na eletiva e viemos com o intuito de fazer um documentário e uma peça de teatro”, disse Fernanda Moura, aluna da escola Educa + Ribamar Torres.

“É diferente porque eu não tinha vindo aqui e nem tinha conhecido tais obras. A Natureza muito bonita. Fora os conhecimentos que estamos sabendo sobre a Balaiada”, disse Edilberto Militão, aluno da escola Educa + Ribamar Torres.

“Muito bom fazer parte desta acolhida aos estudantes de Pastos Bons. Caxias tem uma história bonita, porque foi uma das últimas resistências dentro do Brasil”, disse Jhony Rios, maestro da Banda Lira Municipal.

O Memorial conta com uma exposição fotográfica do Fotógrafo, David Sousa, intitulada ‘Caxias – MA: Flor do Sertão’, e a exposição da coleção insetos que faz parte do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC-UEMA).

“Trouxemos a exposição da coleção zoológica do Maranhão, que é uma exposição ligada à UEMA. Estamos expondo os insetos como: Borboletas, Percevejo, Besouros, Baratas, Abelhas. Vamos estar todos os dias da Semana de Museus”, disse Ana Beatriz, estudante do Curso de Ciências Biológicas.

“É uma importância significativa. Nós temos que dar importância a cultura e a memória da cidade. Por isso, a grande importância de um evento como este aqui”, destaca Silvia Maria, Presidente do Instituto Cuidar.

O Dia Internacional dos Museus será celebrado em 18 de maio de 2023. A Semana Nacional de Museus visa: Aumentar o público visitante; Intensificar a relação dos museus com a sociedade; Fortalecimento da imagem do museu; Aumento da visibilidade do museu; Maior envolvimento do museu com a comunidade; Aumento de público; Incentivo à realização de novas atividades culturais ao longo do ano; Motivação para propostas de novos projetos e atividades; Reforço da importância da instituição frente à administração pública e empresas locais, dentre outros objetivos.

Esta é a 21ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 15 a 19 de maio, muitas ações serão realizadas no Memorial da Balaiada e no Complexo Turístico Balaiada, dentre elas: exposições, visitas e palestras.

“Pensando no futuro do planeta e no bem-estar das pessoas e de cada um de nós, nós estamos abrindo a Semana de Museus, sendo contemplados com a visita da escola Educa + Ribamar Torres de Pastos Bons. Hoje estamos em festa, o Dia dos Museus é dia 18, mas durante toda a semana teremos palestra, exposição de biologia, exposição fotográfica – Caxias (M): Flor do Sertão”, explica Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

“A 21ª Semana de Museus acontece em todos os lugares e ficamos felizes em estar celebrando. Estamos entregando também a restauração do Memorial da Balaiada. Celebrar a Semana Nacional de Museus para a gente é uma grande honra”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Confira a reportagem: