Nesta quarta-feira (17), a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Caxias (MA),  iniciou a 84ª Semana Brasileira de Enfermagem em Caxias. O evento segue até o dia  20 de maio.

José Rossi, coordenador da ABEn Regional Caxias, falou sobre a programação do evento. “Depois de planejar por 30 dias com nossos trabalhadores e profissionais de enfermagem, estamos conseguindo dar o ponta pé inicial da 84ª Semana Brasileira de Enfermagem, no caso especifico do polo Caxias, que envolve todos os municípios da microrregião. Temos 4 dias de programação, hoje com ciclo de palestra, apresentações culturais, palestra magna com a Presidente da Aben Maranhão, três conferências e um evento que vai ser transmitido no YouTube, pelo canal da Aben Maranhão, uma sessão de lançamento de livros”, contou.

Mônica Gomes, Secretaria Municipal de Saúde, esteve na abertura do evento e destacou a importância do trabalho em conjunto para fortalecer o trabalho da enfermagem. “A ABEn foi muito feliz em expandir esse momento a todos os locais de maior representatividade e Caxias não podia ficar de fora. Aqui aproveito a oportunidade para agradecer a gestão municipal, na pessoa do Prefeito Fábio Gentil, por oportunizar a nossa categoria a representação de 90% dos nosso serviços de saúde. Nossos enfermeiros conduzem com maestria cada porta aberta ao nosso usuário do Sistema Único de Saúde”, disse.

A enfermeira da rede municipal de saúde, Marisa Costa, foi uma das palestrando e falou sobre o tema abordado. “É uma honra participar desse evento e poder contribuir um pouco trazendo algumas informações. Hoje iremos compartilhar o que sabemos sobre a Planificação da Atenção à Saúde como uma estratégia de apoio as políticas públicas. É uma oportunidade de estar divulgando esse trabalho que acontece aqui no nosso município, que já teve muito bons resultados e nos coloca em uma situação de referência dentro do Brasil”, frisou.

Rita Paz, gestora regional de Saúde, falou sobre a ação. “Para mim é motivo de orgulho, como enfermeira, estar fazendo parte da 84ª Semana Brasileira de Enfermagem, desta vez o encontro sendo para Região de Caxias, para as 7 cidades. Hoje é um dia super importante e esperamos que a enfermagem caxiense e da nossa região de saúde, as cidades de Duque Bacelar, Aldeias Altas, São João do Soter, Buriti, Afonso Cunha e Coelho Neto, se façam presente”, frisou.