A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), através do Núcleo Especializado em Ações e Cuidados para as Mulheres e Defensoria Pública do Maranhão realizaram mais um Bate-Papo Entre Ellas, fórum criado pela SMPM, para escutar diferentes segmentos sociais, que estão abrangidos pelas políticas públicas atendidas pela pasta.

“A gente procura atender a mulher em sua integralidade. E, nós não poderíamos deixar de fora o segmento LGBTQIAPN+ para que elas possam ter garantidos os seus direitos efetivados e sua participação nas políticas públicas”, disse Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“O Núcleo está sendo estruturado agora. É um núcleo com uma equipe multiprofissional em que a gente está com o objetivo de cuidar do interesse das mulheres. Temos dentro do núcleo o Bate-Papo Entre Ellas, e como a gente está lidando com o segmento de mulheres trans, lésbicas, a gente está abordando essa pauta dos direitos”, disse Érica Letícia, coordenadora do Núcleo Especializado em Ações e Cuidados para as Mulheres.

Dessa vez o tema abordado foi: Inclusão e Direitos das Mulheres Trans e Lésbicas. O evento fez alusão ao dia 17 de maio, Dia Internacional contra a LGBTFOBIA. Dentre os assuntos abordados na pauta, estiveram: Inclusão; retificação de nome; estratégias para enfrentar o preconceito e discriminação; vulnerabilidade social do segmento Lésbicas Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexuais, Assexuais, entre outros (LGBTQIAPN+).

Durante o evento foram realizadas escutas sobre as dificuldades vividas por mulheres trans e lésbicas no acesso às políticas públicas e ao mercado de trabalho em Caxias (MA). O evento contou com representantes de diferentes vertentes do segmento em Caxias (MA).

“Eu quero começar parabenizando a Secretaria da Mulher pela iniciativa. Eu estou aqui como Conselheiro Estadual LGBT pela Agleps. Eu acho uma iniciativa maravilhosa, inclusive a gente vai está buscando parceria a nível de estado para estar em parceria com este núcleo de atendimento às mulheres vítimas de violência. Dentro desse núcleo vai ter atendimento para as mulheres trans e travestis. Isso soma muito ao movimento LGBT, pois é uma área que está descoberta em Caxias”, frisa Nando Santos, Conselho Estadual LGBT.

“É uma hora de conversa muito necessária e importante, não só para a sociedade, mas para todo o segmento LGBTQIAPN+ tendo em vista os números e estatísticas de morte e violência. E, quanto mais for feito rodas de conversa para esclarecer os nossos direitos, mais válida é nossa resistência e representatividade. Só temos a agradecer a Secretaria da Mulher”, disse VI Marinho, cantora.

“Hoje a gente está aqui com alguns representes do nosso meio, da nossa comunidade. Estamos visando um Bate-Papo sobre inclusão das mulheres trans dentro da política para as mulheres e das mulheres lésbicas dentro do nosso núcleo de saúde. Vamos abranger várias questões”, disse Ingrid Meireles, assistente social.

Confira a reportagem: