Nessa quinta-feira (18), foi celebrado o Dia Internacional dos Museus, data comemorada desde 1977 por iniciativa do Conselho Internacional de Museus, uma organização não governamental que mantém relações formais com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No Brasil se comemora a Semana Nacional de Museus para dar visibilidade a estas instituições sem fins lucrativos, mas que estão à serviço da sociedade diariamente com o objetivo educacional, buscando a conscientização por meio da conservação, preservação e difusão da história e memória dos patrimônios materiais e imateriais de um povo. Estudantes das Escolas Maria Barbosa e Castro Alves, visitaram o Museu da Balaiada e assistiram uma palestra que tratou sobre sustentabilidade e bem-estar.

“Hoje a SEMECT está colaborando com a programação do Memorial da Balaiada. Estamos falando sobre sustentabilidade e bem-estar social para alunos da Escola Raimunda Barbosa. A ideia é tratar tanto das relações dos estudantes com suas famílias como também da relação com o meio ambiente”, destaca Nurya Ramos, Assistente Social.

“O nosso objetivo ao trazer os alunos para fazer a visita na Semana de Museus é para que desperte a curiosidade pelo antigo, o que conta a nossa história e o conhecimento histórico e cultural da cidade. Como estamos no concurso a Cidade e o Patrimônio, visamos despertar esse pertencimento”, lembra Dalveni Lima, gestora da Escola Profª Raimunda Barbosa.

“Já vim aqui várias vezes com a família e a escola. A cidade é rica em história e fatos que ocorreram antigamente. A escola nos ajuda a conhecer a história de Caxias”, frisa Camila Eduarda, aluna.

A Semana Nacional dos Museus este ano trouxe como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar, e visa: Aumentar o público visitante; Intensificar a relação dos museus com a sociedade; Fortalecimento da imagem do museu; Aumento da visibilidade do museu; Maior envolvimento do museu com a comunidade; Aumento de público; Incentivo à realização de novas atividades culturais ao longo do ano; Motivação para propostas de novos projetos e atividades; Reforço da importância da instituição frente à administração pública e empresas locais, dentre outros objetivos.

Estudantes também visitaram as instalações do Complexo Turístico Balaiada nas trilhas, conhecendo a fauna e a flora do local.

“A escola trabalha todas as temáticas. Temos um calendário anual, sempre organizando esses momentos. No Dia Internacional dos Museus comemoramos e temos a oportunidade de ter o Memorial da Balaiada. Foi muito bom para a escola, porque juntamos o tema da sustentabilidade e falamos sobre a importância da memória local”, disse Raing Rayg, professora.

Caxias celebra a Semana dos Museus no Memorial da Balaiada, que é considerado patrimônio imaterial do Maranhão, por meio da Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e do Memorial da Balaiada. A 21ª Semana Nacional de Museus que iniciou no dia 15 de maio e finaliza hoje (19).

Dentro da programação há uma exposição fotográfica de David Sousa, intitulada “Caxias – MA: Flor do Sertão”, e a exposição da coleção insetos que faz parte do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC-UEMA). Ao longo da semana, dentre os momentos disponibilizados ao público estiveram exposições, visitas e palestras.

“É um tema que casa com o nosso espaço, porque temos os jardins da Balaiada, fauna e flora. É importante que essa geração possa cuidar e zelar pelo planeta. Nós estamos fazendo um juramento para que eles possam cuidar do planeta, pois eles cuidando, também estão cuidando do bem-estar físico, mental, espiritual e financeiro de cada um. O Memorial da Balaiada é aberto o ano todo, viva o Dia dos Museus no Brasil e em Caxias!”, disse Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.