Profissionais da Atenção Primária à Saúde participaram, entre 16 e 19 de maio, de encontros com coordenadores da Rede Municipal de Saúde de Caxias (MA), com objetivo de discutir melhorias para o atendimento da população nas unidades de saúde do município.

Na oportunidade, médicos, enfermeiros e dentistas, debateram sobre: processos de trabalho; estratégia de Saúde da Família; o funcionamento da rede de saúde de Caxias; formas de comunicação entre os pontos de atenção a saúde; além de indicadores e produção. A idéia é de que esses encontros aconteçam a cada dois meses.

Amanda Costa, coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), falou sobre os encontros. “Estamos em um momento de iniciar um novo ciclo de coordenação, pois estou entrando agora e estamos aproveitando para nos reunirmos com médicos, enfermeiros e dentistas, para alinhar os processos, discutir sobre fluxos de alinhamento entre pontos de atenção, instrumentos que são utilizados na APS, indicadores, Previne Brasil, produtividade e carga horária. É o momento de alinhar o trabalho e fazer com que a APS se torne mais resolutiva e potente, conseguindo responder a necessidade das pessoas” frisou.

O coordenador da Saúde Bucal, Eduardo Abreu, destacou o papel dos dentistas na Atenção Primária à Saúde. “A gente precisa resgatar essa parte de atendimento propriamente dito, mas não é função do dentista somente atendimento no consultório, ele pode participar de várias outras coisas, inclusive, é isso que estamos focando nessas reuniões. Da minha parte, falando da função do dentista dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS), não somente extrair dente, fazer restauração, mas participar das atividades, do Programa Saúde na Escola (PSE) e de horário protegido“, finalizou.