Nos últimos dias a cidade de Caxias (MA), recebeu a visita de escolas de outros municípios para ver de perto a história da cidade de Caxias (MA). Antes e ao longo da Semana Nacional de Museus, escolas do município de outros municípios do Maranhão, prestigiaram a riqueza arquitetônica, as belezas naturais, viram objetos, apreciaram obras de arte, além de interagirem com a população local.

Uma das unidades de ensino recebida foi a escola Thomas More, da cidade de Timbiras que conheceu o Memorial e o Mirante da Balaiada. Dentre os integrantes estavam alunos do 5º ao 9º ano. Nesta caravana mais de 40 alunos estiveram presentes.

“Nós vivemos para conhecer a história da cidade como fundamento, o nascimento da cidade, e claro, visitar o Memorial da Balaiada, com o foco na Balaiada. Nós temos a disciplina História do Maranhão e nada mais justo do trabalhar em sala de aula e vir no palco da Balaiada do Séc. XIX e trazer os alunos”, disse Mateus Ribeiro, professor.

“O professor entrou em contato para que pudessem conhecer Caxias. Eles ficaram deslumbrados com a cidade. Eles conheceram o Memorial da Balaiada, praças, Ruínas, estão empolgadíssimos e visitaram o Centro da cidade. Timbiras é uma das nossas tribos indígenas”, disse Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

Durante a Semana de Museus, a cidade também recebeu estudantes do Centro Educa + Ribamar Torres, da cidade de Pastos Bons.  A 21ª Semana de Museus ocorreu de 15 a 19 de maio.

“Estamos vindo com alguns alunos da cidade de Pastos Bons. Estamos trazendo alunos que fazem parte da eletiva – Entrando em Cena com Gonçalves Dias. Então, a partir disso, o interesse para trazer os alunos para conhecer a cidade de Caxias que faz referência a este escritor”, disse Francielle Danette, professora.

“Acho muito importante, pois retrata as memórias que a cidade deixa. Estamos vindo com base na eletiva e viemos com o intuito de fazer um documentário e uma peça de teatro”, disse Fernanda Moura, aluna da escola Educa + Ribamar Torres.