No período de 15 a 17 de maio de 2023, a delegação de Caxias, composta por 12 representes, participou da 11ª Conferência Regional de Saúde, realizada em São Luís (MA), que teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. O evento contou com plenárias, atrações culturais, discussões de eixos temáticos, debates, além da eleição de delegados do Maranhão para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Elias Pinheiro, delegado eleito para a Conferência Nacional, falou sobre a etapa estadual. “A começar pela Conferência Municipal que foi muito bem organizada, fomos eleitos 12 delegados representando Caxias para a etapa estadual. Para mim foi um prazer participar de mais uma Conferência de Saúde e lutamos para que nossas propostas fossem aprovadas, e temos propostas de Caxias que irão para a etapa nacional. Na estadual fizemos nossos trabalhos em grupo, juntamente com outros municípios, e foram muitas boas propostas aprovadas que irão melhorar a saúde do Maranhão e de todo o Brasil”, disse.

César Furtado, coordenador geral da Conferência Municipal de Saúde, destacou a proposta aprovada. “Os delegados eleitos discutiram propostas, onde Caxias foi contemplada com uma proposta que foi o Plano de Cargos, Salários e Carreira, que vai para a nacional. Estamos levando dois delegados de Caxias para a etapa nacional que irão defender nossas propostas”, finalizou.

Vyrlane Braga, delegada eleita para etapa nacional, destacou a importância das conferências. “São nas conferências de saúde que a população pode expressar suas demandas, defender as ações e os serviços da saúde. É muito importante a nossa participação, pois estamos levando as propostas aprovadas do nosso município para a conferência em Brasília”, disse.