A Escola Municipal de Dança de Caxias (MA), que funciona  no mesmo prédio do Restaurante Popular Zé Gentil, onde funcionou a União Artística Operaria Caxiense, atende hoje aproximadamente 150 crianças e adolescentes de forma gratuita. A escola conta com aulas de Balé e Hip Hop.

A coordenadora pedagógica, Sebastiana Vieira destacou que os trabalhos vão além da parte pratica. “As crianças, além das atividades técnica da dança, elas também tem conhecimentos teóricos, dentre eles, nós trabalhamos a perspectiva de disciplina o desenvolvimento intelectual na escola e aqui no projeto. Além da importância de se dedicar no estudo em casa e em todos os ambientes da sociedade”, pontuou.

Para a pequena Ana Julia de 12 anos, as aulas têm sido de grande importância na relação social e bem estar. Ela conta que tinha o sonho de estudar Balé: “Estou muito feliz era meu sonho fazer Balé e aqui eu gosto muito das minhas amigas e da professora”, disse.

As aulas acontecem de segunda à sexta, divididas por faixas etárias, nos turnos manhã e tarde.  “O Balé, ele é muito importante para as crianças, porque ela vai desenvolver, além da técnica clássica, a questão a sociabilidade naquelas crianças que são tímidas. E, também, ajuda na questão cognitiva e motora”, relatou a professora, Irlayne Silva.

A Escola Municipal de Dança está subordinada institucionalmente à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Caxias (MA). Para participar do projeto, as crianças e adolescentes, a partir de 7 anos, devem estar matriculados da rede pública das redes municipal ou estadual.

“Esse órgão que promove a cultura do Balé e o Hip Hop, a gente traz esses ritmos para crianças e adolescentes e quem queira ingressar. Esse projeto já tem mais de 4 anos promovendo cultura”, explica Wilson Ghilardi, diretor da Escola Municipal de Dança.