A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), participa em São Luís do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. A secretária da SMPM, Kiara Braga, está representando Caxias. Outras representações municipais da gestão municipal também se fazem presentes e do legislativo municipal.

O objetivo do encontro é promover a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas específicas de cada município maranhense, visando a construção de políticas públicas que visam a transformação da realidade das mulheres.

O Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres acontece no Centro de Convenção Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae, em São Luís. Promovido pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), do Governo do Maranhão, o evento conta com a presença de autoridades e personalidades importantes em âmbito nacional, como as ministras da Mulher, Cida Gonçalves e dos Povos Originários, Sônia Guajajara.

A ideia é articular e mobilizar junto ao Governo Federal, estados e municípios, intercâmbios e agendas coletivas, fortalecimento da defesa, valorização e protagonismo feminino em todo o país, discutindo e propondo políticas públicas para as questões de gênero em especial o combate à violência contra a mulher, que ainda é uma realidade em todo o Brasil.

O Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres é uma oportunidade de se discutir políticas capazes de efetivar a igualdade de gênero garantindo que cada vez mais mulheres tenham suas potencialidades exploradas.

PROGRAMAÇÃO

Entre as atividades programadas, estão:

a. Apresentações culturais, exposições de programas e projetos da gestão estadual para mulheres maranhenses;

b. Painéis com palestrantes renomadas no campo das políticas públicas para mulheres como as ministras das Mulheres, Cida Gonçalves e dos Povos Originários, Sônia Guajajara, explanando sobre a importância da articulação entre organismos de políticas públicas na gestão pública para mulheres, destacando os desafios enfrentados por governos federais, estaduais e municipais na transversalidade dessas políticas;

c. Participação de especialistas das secretárias da Mulher do Rio de Janeiro e do Pará, Joyce Trindade e Maria Silva, bem como a chefe do Departamento de Autonomia Econômica da Semu, Rebeca Alexandre;

d. Discussão sobre combate ao feminicídio e o papel da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, que contará com participação de profissionais que são autoridade no tema como, a coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher, Kazumi Tanaka; a juíza da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Heluy; a delegada titular do Departamento da Polícia Civil, Wanda Moura; a diretora da Casa da Mulher Maranhense, Susan Lucena; a diretora da Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, Gabriela Bonfim; e a Dra. Tatiana Costa, vice-presidente da OAB Maranhão;

e. Presença da diretora técnica Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Loroana Santana, que tratará em seu painel sobre as ações e programas da agência e todo o Governo Federal para a construção e o fortalecimento de políticas, que beneficiem e garantam direitos às mulheres rurais do Maranhão e de todo o país.

f. Reflexões sobre as políticas voltadas para as mulheres e a sua implementação em níveis locais, estaduais e nacionais.

Palavras chaves: , ,