Prefeitura de Caxias (MA) lança 5ª turma do Projeto Samuzinho na Escola
Nessa quinta-feira (25), foi realizado o lançamento da 5ª Turma do Projeto Samuzinho na Escola, desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias. O evento aconteceu no auditório da UIM Ezíquio Barros Filho.
“É um projeto pioneiro que iniciou com a ex-gestora, Rita Paz, e está seguindo na comunidade da Vila Paraíso. Isso é um sonho não somente do SAMU, é também das secretárias de Saúde, Educação e do prefeito Fábio Gentil, que é um parceiro incansável”, destacou Franklin Maranhão, diretor do SAMU Caxias.
O projeto tem como objetivo conscientizar e sensibilizar crianças de 8 a 12 anos (3º ao 5º ano) da Rede Municipal de Educação de Caxias sobre a importância do trabalho da unidade, desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para atuar diante de situações de urgência e emergência, formar agentes multiplicadores na escola e na comunidade, além de minimizar os trotes ao SAMU 192.
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, esteve no evento e falou da importância do projeto. “O Projeto Samuzinho é uma educação complementar, ensinamos os primeiros-socorros, é claro que não vamos exigir que essas crianças estejam totalmente aptas para executar, mas estarão preparadas a direcionar, fazer uma ligação para o SAMU e tentar instruir os pais e os adultos a como proceder. Essa educação complementar salva vidas e nós entendemos que esse somatório de esforços do SAMU é mais um conhecimento adequado passado para essas crianças, fazendo com que elas tenham uma educação cada vez melhor”, disse.
Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, ressaltou os resultados positivos do Projeto Samuzinho. “Nós temos crianças que entendem o que é a Lei Lucas, uma lei federal e que foi implantada em Caxias desde o ano passado, como já viemos de quatro edição do Projeto Samuzinho, as nossas crianças puderam entender melhor essa lei e a importância de cuidar do outro. No momento onde o país passa por situações de violência nas escolas, o cuidar do outro é importantíssimo”, destacou.
Iniciado em 2019, o Samuzinho na Escola já formou 220 alunos por meio de curso de 60h, que conta com 6 encontros presenciais, onde são realizadas atividades com aula teórica e prática, oficinas, gincanas, simulações realísticas e visita a estrutura física do SAMU.
Rita Paz, gestora regional de saúde, destacou a continuidade do projeto. “É um sentimento de gratidão, muita alegria, conquista e sensação de dever cumprido. Hoje estamos aqui dando início a mais uma turma do Projeto Samuzinho, desta vez em uma escola da Vila Paraíso, uma comunidade maravilhosa. Para a gente é motivo de muito alegria estar aqui e poder dar continuidade, pois quem ganha são as nossas crianças”, finalizou.