Na sexta-feira (26), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Volta Redonda, em parceria com a Escola Comunitária Santa Joana d’Arc, realizou uma ação de saúde em alusão ao Dia das Mães para as mulheres da comunidade. A atividade contou com a parceria do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), além de empresários locais.

Na atividade foram ofertadas consultas, aferição de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, palestras sobre saúde e direitos das mulheres, além de outros serviços ofertados na unidade.

José Nilton, enfermeiro da unidade, ressaltou a importância do evento. “É um evento muito importante que foi organizado pela equipe de Agentes Comunitários de Saúde. Aqui estão sendo envolvidas muitas atividades, como consultas, testes rápidos, palestras sobre o direito das mulheres, fatores de risco do câncer de mama e colo do útero. As atividades são de grande importância para comunidade, pois tem como objetivo a prevenção e educação em saúde”, destacou.

“Alcançamos além das nossas metas, pois pensávamos em um público de 100 pessoas e estamos com mais de 200 pessoas. Estamos ofertando aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, dentre outros serviços”, disse Vera Freitas, agente comunitária de saúde.

Marla Antônia, Agente Comunitária de Saúde, falou sobre os serviços ofertados. “No mês das mães é oferecido todos os serviços disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS), como vacina, exame citológico, palestras, orientações. Tivemos uma parceria com os comerciantes locais, pois sem eles não conseguiríamos fazer esse evento grandioso”, contou.

“Vim me vacinar contra gripe hoje, mas já vim em outras duas ações e sempre dá certo”, destacou a usuária, Maria de Lurdes.

O Prefeito, Fábio Gentil, também esteve presente ao evento e realizou entrega de 100 cadeiras, 7 ares-condicionados, 14 ventiladores, além da reforma na estrutura da Escola Comunitária.