Finalizando a Campanha Maio Laranja, SMADS realiza Blitz Educativa
A Campanha Maio Laranja, chega em sua reta final. O objetivo é levar conscientização à sociedade caxiense sobre o combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) esteve nesta terça-feira (30), em Blitz Informativa junto aos feirantes e clientes do Mercado Central de Caxias, no centro da cidade. Durante a panfletagem, foram feitos atendimentos às pessoas que procuravam orientações relacionadas aos crimes praticados contra os mais vulneráveis.
O Maio Laranja chama atenção também para que os pais e responsáveis pelas crianças passem informações relevantes que ajudem a prevenir qualquer tipo de violação dos diretos das crianças e adolescentes.
Dentre as recomendações relevantes compartilhadas por órgãos de proteção, estão:
ALERTAR AS CRIANÇAS
Seu corpo é só seu e ninguém tem o direito de mexer nele. Se qualquer adulto tentar fazer algo estranho com você, conte para um alguém de confiança (pode ser seu pai, sua mãe, sua tia ou seu tio e também seu professor ou professora).
CUIDADO COM ESTRANHOS
Não se deve falar com estranhos. Nem aceitar lanches, doces ou brinquedos. Mesmo se alguém disser que pode te ajudar a ficar famoso, ser modelo, youtuber ou astro de TV. Desconfie de quem te pede para esconder coisas de seus pais / cuidadores, ou pede que você vá a algum lugar sozinho. Nunca diga que você está sozinho em casa, mesmo por telefone.
NÃO DEIXE OS DADOS LIBERADOS
Se você tem perfil em alguma rede social ou usa aplicativo de troca de mensagens, não deixe os dados liberados para quem não é amigo e não coloque muitas fotos. Oriente para que comunique a quem cuida de você quando alguém estranho buscar manter contato.
NA INTERNET
Na internet nem todo mundo é o que diz. Se precisar, peça que seus pais ou responsáveis ativem filtros de segurança no computador e/ou no celular. Existem pessoas que só querem fazer mal e prejudicar os outros. Elas podem pedir dados como seu telefone, seu endereço, para que você ganhe algum presente. Nunca forneça esses dados, muito menos os números do cartão de crédito de alguém.
PESSOA DE CONFIANÇA
Quando algo de errado está acontecendo com você, mesmo que você não saiba dizer bem como se sente, procure alguém pra conversar, tenha essa pessoa como sua “pessoa de confiança”. Montem planos para quando você estiver em perigo poder se comunicar com ela. Tenha sempre o número de telefone dessas pessoas para alguma emergência.
ALTERAÇÕES QUE PODEM SER APRESENTADAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL:
Alterações cognitivas: Baixa autoestima, percepção de culpa, dissociação, transtornos de memória, desconfiança, baixa concentração e atenção baixo rendimento escolar, pensamentos distorcidos, dentre outras.
Alterações comportamentais: Isolamento, agressões físicas e verbais, furtos, fugas de casa e da escola, interesse precoce por sexo; desinteresse por brincadeiras, mudanças na alimentação e sono, comportamentos agressivos, automutilação e tentativa de suicídio, dentre outras.
Alterações emocionais: Vergonha, medo, ansiedade, raiva, tristeza, culpa, dentre outras.
Para denunciar casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, basta entrar em contato: Conselho Tutelar: (99) 99953-7489; CREAS: (99) 98109-0161 e Disque 100.