A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Cohab, no Bairro Nova Caxias (MA), em parceria com estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Caxias (MA), realizou palestra e orientação sobre Hanseníase para usuários da unidade, na nesta terça-feira (30).

A ação abordou os sintomas e sinais da doença, formas de prevenção, além de dados sobre a hanseníase no Maranhão. Em Caxias, 77 pessoas fazem o tratamento da doença, sendo 31 casos diagnosticados em 2023.

O coordenador do Programa de Controle e Combate a Hanseníase, Cícero Rodrigues, falou sobre o objetivo da ação. “Iniciamos na UBS Cohab, mas com intuito de irmos a outras unidades para avaliar contatos de pessoas que estão portando a hanseníase. Sempre estamos buscamos as pessoas que convivem com os portadores da doença, pois se alguém está doente é porque contraiu de outra pessoa, e se não buscarmos essa fonte ela vai continuar doente, podendo fazer transmissão para outros“, ressaltou.

Levamos essas pessoas para a Unidade Básica de Saúde para tentar a cura desses pacientes, já que a não adesão do tratamento leva a resistência da patologia” ressaltou Carlos André, acadêmico de enfermagem.

A enfermeira da UBS Cohab, Aline Almeida, destacou o trabalho da unidade no tratamento da doença. “Nós temos 3 pessoas fazendo tratamento de hanseníase, levando em consideração que nós solicitamos da comunidade que nos busquem ao menor sinal de lesão na pele, macha ou falta de sensibilidade. Temos profissionais capacitados para atender diuturnamente, pois essa unidade funciona manhã, tarde e noite, e chamamos a comunidade. Sabemos que essas 3 pessoas adquiriram hanseníase de outras pessoas que nós não conhecemos, pois é uma doença infectocontagiosa. É muito importante esse trabalho que está sendo feito, no sentido de levar informação para comunidade, mostrar quais são os sintomas e ofertar os serviços para a população”, finalizou.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , ,