No dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Saúde e Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou o Dia D contra o Tabagismo no Centro de Ensino Cristovão Colombo. A ação contou com palestras e roda de conversa sobre os riscos e malefícios do uso de tabaco para alunos da instituição.

O fumo causa cerca de 50 doenças diferentes, exemplos: Doenças cardiovasculares, dentre elas a hipertensão, o infarto, a angina e o derrame. O câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga. Doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.

Na fumaça do cigarro existem cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes, dentre elas as principais são: a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão.

Elizabeth Chaves, coordenadora municipal de Programa de Controle do Tabagismo, destacou a importância da prevenção. “Estamos realizando uma atividade de conscientização com esses alunos. Como é um público de 15 a 16 anos, o ideal é trabalharmos essa prevenção, pois é uma forma de fazer com que esses adolescentes não façam uso do tabaco”, disse.

Evadilson Costas, diretor da Escola Cristovão Colombo, falou sobre a temática, “A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança no mundo inteiro essa campanha de combate ao tabagismo, logo se faz necessário essa ação do Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma coordenação integrada entre as secretarias de Saúde e Educação do município. Hoje, no Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, a escola é o palco ideal para disseminar informações e para a realização dessa campanha contra o uso do tabaco”, frisou.

A aluna, Letícia Sousa, falou sobre a importância de receber informações tão relevantes. “Minha mãe é fumante há mais de um ano, essa palestra veio em um bom momento, porque as vezes pessoas fumando na nossa frente acabam influenciando. Acho que palestra em qualquer ambiente é muito importante para ajudar as pessoas a não fazerem uso do cigarro”, finalizou.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , ,