Nessa quarta-feira (31), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, junto com o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE ), realizaram uma ação de saúde para a comunidade assistida pela unidade no bairro Seriema e adjacências. A ação ocorreu na Rua 24 de dezembro. A atividade contou com palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e testes rápidos, além de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e vacinação contra a covid-19 e influenza.

A enfermeira da unidade, Marilene Silva, falou sobre a atividade. “Nós decidimos fazer essa ação com a comunidade dessa área, trazendo para eles alguns serviços de saúde. Estamos vendo que a cada dia a população está sendo mais acometida por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Fizemos uma palestra falando sobre as ISTs,  principalmente sobre sífilis, pois nosso quantitativo de pessoas acometidas com a doença está muito alto”, destacou.

Ligio Rayson, psicólogo do CTA/SAE, palestrou sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e destacou o tema abordado. “A mensagem que sempre passamos é que a população deve se prevenir, não é só a questão de confiar no parceiro ou em objetos que se compartilha. É importante que o teste seja realizado. A prevenção é o que vem em primeiro lugar”, disse.

“Essa ação foi muito boa e acolhedora. Irei tomar a vacina e também fazer outros exames”, finalizou Ilelan Rodrigues, morador.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , ,