O evento começou com profissionais e colaboradores de vários programas e projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da rede de proteção de crianças e adolescentes, vestidos com camisas da cor laranja, juntos e ladeados na passarela central do Mirante da Balaiada, em um gesto simbólico de apoio e compromisso com as ações de enfrentamento à ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em 2023, o tema da Campanha em Caxias (MA) foi: ‘Se liga, minha rede é protegida’, com foco especial nas interações realizadas nas redes sociais e internet. Além da divulgação do trabalho pela internet, o trabalho ganhou o mundo físico, com ações em diversos pontos da cidade, visitas a órgãos e instituições. Mas o trabalho segue durante todo o ano, embora a Campanha contemple apenas o mês de maio.

“Estamos encerrando o mês de maio mas as ações não param, seguimos com nossas ações, com enfretamento ao abuso e exploração sexual, e que a qualquer sinal de perigo disque 100”, esse numero pode ajudar a salvar vidas”, destacou Andréia Damasceno, coordenadora do CREAS.

Após o ato no ponto mais alto do Mirante, a programação do encerramento da Campanha Maio Laranja seguiu com a presença da secretária municipal da SMADS, Ana Lucia e a secretária adjunta, Libbya Cantanhede e representantes da rede de proteção. “Quero agradecer a toda as equipes, da assistência social, dos CRAS, CREAS , psicólogos, equipe de coordenação, as forças de segurança, Conselho Tutelar, enfim a todos o nosso muito obrigado, juntos somos mais fortes”, pontuou Maciane Pereira, coordenadora da campanha em Caxias.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Ximenes, aproveitou o momento para reforçar o empenho de seus profissionais e disse que esse combate vai além dos 31 dias do mês de maio. E, pediu que todos rezassem pedindo proteção àquelas crianças e adolescentes que são vitimas de maus-tratos, possam ser libertadas dessa violência.

“Tentamos sensibilizar as pessoas, fizemos palestras, visitas a bares, postos de combustíveis, restaurantes, banco, comércio e tenho orgulho de dizer que nossa Caxias fez bonito. Realmente vestimos a camisa laranja e formos à luta. E, essa luta vai continuar“, destacou Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.

O trabalho contou com o apoio de órgãos como: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Tutelar; Pastoral da Criança; Secretarias Municipais de: Saúde, Educação, Políticas para as Mulheres (SMPM); Secretaria Municipal de Segurança; Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS); Secretaria Adjunta de Transportes; Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Guarda Municipal; Polícia Militar; Câmara Municipal; OAB; PRF; dentre outros órgãos, entidades e instituições.

Para denunciar casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, basta entrar em contato: Conselho Tutelar: (99) 99953-7489; CREAS: (99) 98109-0161 e Disque 100.

Confira a reportagem: