A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, por meio do secretário da pasta, Constantino Castro, esteve presente ao evento Nordeste On (NEON), realizado em São Luís (MA). O evento foi o primeiro da região Nordeste e é considerado o maior de inovação.

Nos diferentes espaços foram realizadas palestras, rodas de conversa e exposição de Startups e aceleradoras, durante dois dias de fomento à inovação. O evento, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem o intuito de incentivar e ampliar o apoio à Startups na região Nordeste.

Um dos assuntos mais abordados no evento foi: Ecossistema de Inovação. O termo representa um ambiente, onde existam comunidades que atuem como fomentadores da inovação. Os atores podem ser pessoas, instituições, comunidades de inovação, poder público e setor privado.

“Há 30 dias, aceitei o desafio em assumir a SEMIC. Eu acreditava na simplicidade da gestão coletiva, na gestão descomplicada, na elaboração de uma desburocratização do sistema público. Mas fui realmente impactado com a inovação. Participar do maior evento de Inovação do Nordeste , um encontro de startup, com soluções e muita criatividade, passou a ser nossa maior sacada aos “45 do segundo tempo”, disse Constantino Castro, secretário municipal de Indústria e Comércio.

O secretário também destacou a importância de novos temas que são soluções para grandes demandas do mercado. “Estou aprendendo o startups, deadline, Benchmarking, investidor anjo e por aí vai, ladeira acima. O certo, é que esse é o caminho mais sólido e concreto para mudar o destino das comunidades; economia criativa; bioeconomia; sustentabilidade e ecossistemas, são, partir de agora, o nosso Norte e Nordeste. A nossa trilha econômica e financeira a ser traçada nesse exato momento, voltei inovado e a SEMIC ta ON”, frisa.