Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tresidela participaram na tarde dessa terça-feira (6), de um Café Temático para tratar sobre ‘Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde’. A ação também contou com a presença de representantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e estudantes de enfermagem.

O evento faz parte de um projeto de intervenção de uma especialização do Hospital Albert Einstein. A enfermeira representante do Hospital Albert Einstein, Andréia Almeida, falou sobre o encontro. “Estamos aqui concluindo um projeto de intervenção. Nós percebemos que os profissionais precisavam conhecer um pouco mais sobre cuidados paliativos. Estamos com a equipe da UBS Tresidela, que nós acolhemos para tomar um café e gerar conversas significativas sobre cuidados paliativos na Atenção Primária”, disse.

A enfermeira, Juliana Vidigal, organizadora do Projeto e representantes do Hospital Albert Einstein, explicou sobre o tema. “É uma satisfação muito grande trazer essa sensibilização para os nossos profissionais e para nossa gestão municipal. Ouvimos muito falar de cuidados paliativos, mas a primeira lembrança é sobre cuidados apenas dentro do hospital e essa é a primeira pós-graduação que traz esse conceito na Atenção Primária à Saúde. Os cuidados paliativos deixam de ser somente de cuidar de pessoas que estão em uma fase final de uma doença que não tem cura, mas sim cuidar de todas as pessoas que tem um tipo de ameaça a saúde”, frisou.

“Estamos participando desse momento que é histórico para nossa cidade, de fundamental importância e relevância, por está se trabalhando os cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde. Hoje estamos representando nossa instituição, o curso de enfermagem e nossa liga acadêmica, no intuito de fazer nossa contribuição devido a grande importância de estar trabalhando cuidados paliativos”, finalizou Rosangela Almeida, representante da UEMA Caxias.