Profissionais de saúde das cidades de Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter estão participando do dia 5 a 7 de junho da primeira turma de Replicação do Curso “Mi-MhGap – Manual de Intervenções para cuidados em usuários com transtorno mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas na Rede de Atenção Básica à Saúde”.

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais para tratamento e manejo adequado de pacientes com transtornos mentais. No encontro estão sendo abordados temas como o uso de habilidades de comunicação efetiva, promoção de respeito e dignidade, avaliação de saúde física, avaliação para identificar condições de transtornos mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas.

Clenia Simão, Referência Técnica Regional em Saúde Mental, destacou a importância da capacitação. “Nós estamos em um momento muito importante, um divisor de água na Região de Caxias que contempla todos os 7 municípios. Estamos trabalhando a multiplicação do Mi-MhGap, que é o Manual de Intervenções para que os profissionais da Atenção Primária à Saúde e os demais pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial possam estar atendendo e conduzindo de melhor maneira os usuários que sofrem de algum transtorno mental”, disse.

Rita Paz, gestora regional de Saúde de Caxias, ressaltou o objetivo do curso. “O objetivo do curso é capacitar todos os profissionais de nível superior da Atenção Primária à Saúde das 7 cidades da região, porém nesse primeiro momento está sendo ofertado para profissionais de Caxias, São João do Sóter e Aldeias Altas. É um processo muito importante fazer com que o profissional tenha esse conhecimento técnico, para que eles possam identificar o paciente com transtorno mental mediante os primeiros sinais e sintomas”, contou.

“Alguns profissionais da região passaram por uma capacitação que é um projeto do Hospital Albert Einstein, nos tornamos multiplicadores. Esse processo de multiplicação vai fazer com que os profissionais da Atenção Primária à Saúde possam saber manejar e dar seguimento à população que precisa de cuidados em saúde mental”, explicou Luís Fernandoà psicólogo e multiplicador.

“É um projeto que veio para organizar essa linha de cuidado em relação ao acesso do usuário. Hoje estamos com uma capacitação do Mi-MhGap, que é o Manual de Intervenções onde vai nos ajudar a encaminhar, manejar corretamente esse paciente e dar seguimento ao seu tratamento” finalizou Lívia Paiva, referência da Planificação em Saúde Mental em Caxias.

Palavras chaves: , ,