Nesta quarta-feira (7), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ) realizou uma Roda de Conversa com pais e responsáveis dos pacientes com a temática com o tema: Obesidade Infantil. A ação teve como objetivo orientar e conscientizar os responsáveis sobre a importância de uma alimentação saudável para as crianças.

A ação faz parte do projeto ‘Vamos falar sobre saúde’, e que desta vez teve como facilitador, o nutricionista, Manoel Moura. Além do trabalho da equipe multiprofissional do CAPS IJ.

“Tivemos uma Roda de Conversa com os pais dos nossos pacientes sobre obesidade, onde tivemos como facilitador, o nutricionista, Manoel Moura, que veio falar a saúde da criança nessa prevenção da obesidade infantil. E, nós do Caps Infantil estamos proporcionando esse momento de psicoeducação .

O nome do projeto é ‘vamos aprender sobre saúde’. “É muito importante estarmos repassando essas informações que vão ajudar na saúde física e mental”, destaca Camila Rocha, psicóloga.

Durante a conversa foi possível aprofundar mais sobre o tema obesidade infantil que está relacionada a diversos fatores que podem ser: genéticos ou ambientais; ligados a dieta desbalanceada e ricas em alimentos gordurosos; falta de sono; sedentarismo; ansiedade, depressão; fatores genéticos e hormonais.

Além disso, foi realizado momento lúdico com os usuários da unidade, como forma de cuidar da saúde mental e física dos pacientes.