“Prêmio MPT na Escola” é entregue a estudantes da Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), em parceria com o Ministério Público do Trabalho/Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região, realizou a cerimônia de premiação dos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino que foram ganhadores da etapa municipal do “Prêmio MPT na Escola: a escola no combate ao trabalho infantil”. Ao todo 20 alunos foram premiados.
“É importante combater o trabalho infantil, pois criança tem que estudar e brincar, tudo tem seu tempo, e esse não é momento de trabalhar, mas sim de combater esse tipo de trabalho”, disse Jorge Wilson, aluno de 9 anos da UIM Nerval José Bento.
Luara Santos Lira, de 9 anos da UIM Marly Sarney, falou sobre seu trabalho apresentado. “Eu fiz meu trabalho pensando em combater o trabalho infantil, com o conto chamado “Cinderela de hoje e o trabalho infantil”, disse Luara Santos, aluna.
O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo levar a temática do combate ao trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema. Os vencedores da etapa municipal irão concorrer à etapa estadual.
“É de suma importância para todos o combate ao trabalho infantil. Essa parceria entre Selo Unicef e Secretaria Municipal de Educação está de parabéns por comandar um evento como esse, junto com outros parceiros trabalhando para combater as práticas do trabalho infantil”, frisou Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef.
A presidente do Conselho Municipal do Direto das Crianças e Adolescentes (CMDCA) Katia Braga, destacou o trabalho desenvolvido pela educação. “Temos a obrigação de lutar pela igualdade de direitos, e da mesma forma combater as práticas de trabalho infantil. Para isso é necessário unirmos forças para termos bons resultados”, frisou Katia Braga, presidente do CMDCA.
O projeto fomenta a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. “É uma pauta de grande relevância de âmbito nacional e internacional, pois sabemos que temos que dizer não ao trabalho infantil. Depois de cumprir com os estudos, aí sim ele pode ter uma relação trabalhista, relação essa que deve está dentro do âmbito legal, amparado pela lei”, lembrou Labibe Simão, Secretária Municipal do Trabalho.
O prêmio MPT na escola foi prestigiado por várias instituições e representantes do executivo e legislativo municipal. “Eu vejo com bons olhos ações como essa de combater o trabalho infantil. O Prêmio MPT na Escola realizado pela SEMECT, por intermédio da comunidade escolar e com apoio e orientação do Plantão Social e o prefeito Fábio Gentil, a Secretária de Educação acerta mais uma vez”, disse Charles James, vereador.
O prêmio consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas públicas que participam do Projeto MPT na Escola. “Esse Prêmio MPT na Escola tem a finalidade de premiar trabalhos de alunos e concomitantemente ensiná-los a saber o que é trabalho infantil e saber combater a ideia de trabalho na infância, para que esses propaguem que criança tem que estudar e quando chegar a maioridade trabalhar, tudo a seu tempo”, explica Delcy Silva, coordenadora de Programas e Projetos da SEMECT.
“Caxias é uma cidade modelo no combate ao trabalho infantil, e a Secretaria Municipal de Educação ao participar da disputa estadual de combate ao trabalho infantil levou todas as premiações. Eu tenho certeza que iremos melhorar ainda mais nosso feito. Agradeço ao prefeito Fábio Gentil pelo apoio e a parceria com os alunos, professores e gestores, isso mostra que juntos podemos conquistar muito mais”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, foi homenageado com uma menção honrosa e ressaltou a importância do projeto e como os alunos de Caxias (MA) têm se destacado a nível estadual. “O Prêmio MPT na Escola mostra que a cidade de Caxias tem compromisso e apoia o Ministério Público do Trabalho de todas as formas. Essa é uma ação que tem objetivo levar a temática do trabalho infantil e nosso dever é combater essa prática. Nossos alunos já foram premiados anteriormente e irão concorrer novamente com vários trabalhos de excelência. Por isso digo, temos que promover e mobilizar a sociedade para conscientização e prevenção no combate do trabalho infantil e de proteção à violação dos direitos de crianças e adolescentes. Tudo isso me deixa feliz e essa menção honrosa que me foi conferida me deixa gratificado. Agradeço a secretária, Ana Célia Damasceno e todos da educação pela iniciativa desse belo projeto”, destacou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias.