A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realizou nessa sexta-feira (16), no Ginásio de Esportes Governador João Castelo

, a abertura da 44ª edição dos Jogos Escolares de Caxias (MA). Centenas de estudantes, professores, pais e treinadores lotaram as dependências do Ginásio, que ficou pequeno diante de tantas pessoas.

A abertura foi concorrida e contou com a presença de diversas autoridades públicas municipal, estadual e federal. O Prefeito de de Caxias (MA), Fábio Gentil; ao lado da Deputada Estadual e primeira dama, Daniella e da Deputada Federal, Amanda Gentil, recepcionaram os atletas que entraram com suas bandeiras, anunciando o início de uma das maiores competições esportivas do município e regional.

“Quero desejar boa sorte a cada atleta, porque cada um quer ganhar. E, temos aqui o espirito de estar compartilhando desse momento com esses jovens. Nós estamos trabalhando para que esse trabalho de valorização da juventude continue”, disse Amanda Gentil, Deputada Federal.

“Hoje é um momento de muita alegria, e que vença o melhor, que os jovens venham disputar com espirito de muito amor, e desejamos que todos possam bem aproveitar este momento”, disse Daniella, Deputada Estadual.

Após a entrada dos atletas, foi a vez do estudante Pedro Henrique, entrar com a tocha olímpica, deu a volta na quadra do Ginásio João Castelo e em seguida acendeu a pira olímpica. O Prefeito Fábio Gentil também celebrou a inclusão das pessoas com deficiência nos jogos também fazendo uma volta olímpica com um dos estudantes cadeirante.

“Todos os anos os jogos escolares de Caxias só crescem. Isso é compromisso e responsabilidade. É uma demonstração que a gente prima pela inclusão e pela cidadania. Nós estamos dando exemplo para o Estado do Maranhão. A nossa entrada aqui, com muitas crianças, os pais presentes, isso mostra o respeito e isso mostra que eles acreditam, e que aqui tem segurança para que eles possam aproveitar os jogos escolares”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

“Foi muito bom, lutei para conseguir essa medalha de ouro. Eu fiquei muito alegre”, disse Pedro Henrique, aluno que desfilou com a Tocha Olímpica.

“Caxias merece este evento. Foi uma grande abertura e certamente teremos grandes jogos. Caxias só tem a agradecer ao Prefeito Fábio Gentil, porque nós temos trabalhado para. Nós vamos fazer acontecer e se Deus quiser vai dá tudo certo”, disse Adelson Pedrosa, secretário municipal adjunto de esporte.

Os Jogos Escolares de Caxias (MA) serão realizados de 16 a 27 de junho. Ao todo os 2.219 atletas estudantes atletas participantes, vão disputar em 20 modalidades esportivas: Atletismo, Badminton; Basquetebol; Beach Soccer; Dama; Futebol de Campo; Futsal; Handebol; Jiu-Jitsu; Karatê; Muay thai; Judô; Natação; Queimada; Taekwondo; Tênis de Mesa; Vôlei de Areia; Voleibol; Xadrez e Skate. Mais de 60 escolas estão inscritas. Os jogos representam o congraçamento de todos os estudantes em um dos maiores eventos esportivos da região.

“Eu jogo voleibol de quadra e areia. E, a gente espera se sair bem nesses jogos”, disse Maria Beatriz, aluna do IFMA.

Vai ser incrível e vamos pra cima, melhor que ano passado, mantendo o respeito e o espirito esportivo”, disse Andrei Stankovic, aluno do IFMA

“É muito bom participar e é um sonho está aqui. Ano passado foi bom e nós queremos ser campeão”, disse Gabriel Ferreira, aluno da escola Nossa Senhora de Nazaré.

“É muito importante esses jogos para Caxias. Porque os nossos jovens precisam desenvolver o esporte coletivo e individual”, disse Francisco das Chagas (Faísca), treinador.

“Eu vou jogar Handebol. Eu acho que vai ser de mais oportunidades e vamos lutar para ser campeão”, disse Miriam Pereira, aluna do Aluízio Azevedo.

“É minha terceira vez, é bom demais jogar. Nós vamos ser campeões esse ano”, disse Ricardo Amorim, aluno do Cônego.

“Eu já participo dos jogos há uns 4 anos, principalmente representando nossa academia. É gratificante. A nossa academia compete nacionalmente, somos campeões do Nordeste”, disse Adriana Letícia, aluna do Taekwondo.

O Jogos Escolares de Caxias (MA) são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Secretaria Municipal de Infraestrutura e outras secretarias municipais, a exemplo da: Secretaria Municipal de Segurança; Secretaria Adjunta de Transportes; dentre outras.

“Que a prática esportiva possa prevalecer. Eu quero parabenizar a organização, porque o governo do Prefeito Fábio Gentil deixa registrado a sua marca. E, acima de tudo, priorizando a prática esportiva”, destaca Ricardo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal.

“É um prazer está participando da abertura dos jogos. E, acredito no poder do esporte para melhorar a vida dos nossos jovens. Nós estamos realizando um trabalho de melhoramento das praças esportivas e vamos continuar trabalhando para que por meio da Secretaria de Infraestrutura possamos dar uma melhor qualidade de vida para estes jovens”, disse Zé Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

“O esporte tem uma disciplina diferenciada. Todo atleta é um bom aluno. As famílias valorizam porque a criança ela tende a ter um desenvolvimento, e por isso o esporte é importante na vida dessas crianças. Todos os anos buscamos trazer alunos deficientes para o esporte. Temos crianças que são campeãs e isso é muito importante”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

“Nós queremos desejar uma boa sorte a todos os nossos atletas caxiense. Caxias tem diversas ações no esporte e nesses jovens está oferecendo diversas modalidades para engrandecer a nossa cidade. Nós temos uma das maiores praças esportivas nordeste e nós desejamos felicidades a todos e a todas que participam dos jogos”, disse Léo Barata, Secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Confira a reportagem: