A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio do Centro de Corte e Costura Mãe Joana, no Bairro Cangalheiro, realizou o encerramento do Curso de Confecção em Malha e Sublimação.

O trabalho visou preparar mulheres da comunidade a buscar qualificação para que possam produzir suas próprias peças e gerar uma renda extra.

Foi muito gratificante passar esses 45 dias com elas. A gente fez camisetas e calcinhas e sublimação. Elas aprenderam tanto a costurar, quanto sublimar”, disse Eliete Ferreira, instrutora

“Só tenho a agradecer a este curso. Eu aprendi um pouco de cada coisa. Eu não sabia costurar e quando eu olhei essas máquinas eu não sabia o que fazer, mas foi muita parceria e todo mundo se ajudou. Eu só tenho a agradecer a Deus e a todos daqui”, disse Célia Regina, participante do curso.

Eu me enrolei no começo. Mas para mim foi um bom aprendizado. Eu aprendi a fazer camisetas e calcinhas. Dá pra fazer em casa”, disse Aparecida Vieira, participante do Curso da Soledade.

O curso teve duração de 45 dias e desenvolvido em 160 horas aulas com aulas teóricas e práticas. “Nós começamos este curso em março. Foram três meses de curso e 160 horas aulas. Durante este período elas aprenderam a fazer camisas e sublimação onde elas puderam mostrar no desfile. Já tem alunas na área de trabalho, foram contratadas. Tem uma aluna no ramo de confecção. E, é só seguir o que foi dado ao longo do curso”, disse Kátia Teixeira, Supervisora de Logística do Curso Corte e Costura

“Esse curso vem fortalecer a proposta do governo municipal. Isso faz parte do desenvolvimento da cidade. Está de parabéns a Secretaria da Mulher e o Prefeito Fábio Gentil que tem ações para contribuir com o progresso de nossa cidade”, disse Sargento Moisés, secretário municipal de Articulação Política.

O curso teve por objetivo levar conhecimentos teóricos e práticos para que as mulheres possam ter oportunidade de trabalho e renda. A gestão municipal vem trabalhado para que as mulheres caxienses consigam se profissionalizar a fim de que tenham condições de acessar o mercado de trabalho com mão de obra qualificada e ainda trabalhar por conta própria.

“A importância na vida dessas mulheres é muito grande. A gente traz o conhecimento acima de tudo, geração de renda, pois muitas mulheres não têm geração de renda antes do curso e depois conseguem, para que elas sejam mulheres empoderadas, trabalhem em casa ou em outros espaços para que possam ter uma renda”, disse Mayara Silva, secretária adjunta da Mulher.