Em 2023 os Jogos Escolares de Caxias (MA) em sua 44ª edição, está ofertando 18 modalidades esportivas e jogos em diferentes praças esportivas da cidade. A competição esportiva segue até o próximo dia 27 de junho. Mas os árbitros são fundamentais para fazer a festa do esporte acontecer. Eles integram associações e federações, que organizam as categorias para melhor se apresentarem nas praças esportivas seja de Caxias ou do Maranhão. Mais de 30 profissionais estão trabalhando nos Jogos Escolares de Caxias (MA).
Os árbitros de uma forma geral, em todas as modalidades são designados para dirigir as partidas. E, dentre suas funções e responsabilidades, estão o fato de aplicar e garantir o cumprimento das Regras do Jogo por todos os elementos envolvidos: jogadores, técnicos e espectadores.
“Nós somos prestadores de serviço e nós estamos sempre nos qualificando. Nós estamos habilitados a trabalhar em todo o estado. Temos oportunidade de ir para a capital e outras cidades do interior. O nosso entendimento em participar da associação e nos habilitar a trabalhar todos os anos. Só quem tem a ganhar é o esporte de Caxias”, destaca Adson Broa, árbitro.
No Futsal são 14 árbitros trabalhando nos Jogos Escolares, mas ao todo 15 árbitros em Caxias integram à Federação Maranhense dos Árbitros de Futsal e a Associação Brasileira dos Árbitros de Futsal. Além dos árbitros, no Futsal há também 4 anotadores cronometristas.
Durante os jogos escolares os árbitros também estão fazendo a chamada arbitragem pedagógica para melhor orientar estudantes que não apreenderam ainda todas as regras. “Em 2023 houve bastante mudanças. Algumas questões que eram regras de Futsal, passaram a ser leis de Futsal e são poucos os treinadores que se adaptaram a essas mudanças. Esse ano nós estamos fazendo uma arbitragem educativa”, disse Nilson Carvalho, coordenador da Federação Maranhense de Futsal em Caxias (MA).
“Nós fazemos parte do quadro de árbitros de Futsal. A ideia foi organizar a arbitragem. Por serem jogos escolares essa dinâmica da pedagogia é fundamental dentro dos jogos”, frisou Gláucio Rodrigues, árbitro.
Para o árbitro Walcler Lobão, o crescimento do Voleibol também ajuda no crescimento da arbitragem na modalidade esportiva. “Hoje o Voleibol aumentou muito. Depois da Pandemia as pessoas estão buscando jogar mais. O número de inscritos no Voleibol cresceu muito. Nós aqui em Caxias, as arenas ajudaram muito o incentivo à modalidade”, disse Walcler Lobão, coordenador de arbitragem do Voleibol.