Crianças que fazem parte do Projeto Arte e Música da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), além de jovens acompanhadas pela Coordenação Municipal da Juventude do Projeto Livro na Mão Bola no Pé e a ONG Mulheres e Meninas de Caxias (MA), participaram de uma sessão de cinema, onde puderam assistir o filme Pequena Sereia. A ação ocorreu no Multicine do Caxias Shopping nesta quarta-feira (21).

“É importante está aqui hoje proporcionando essa manhã cultural e de lazer. E, fazer parte desse contexto de trabalho com as meninas. Além das meninas do projeto Arte e Música tem também as meninas do projeto livro na mão bola no pé”, disse Kátia Braga, Coordenadora Municipal da Juventude.

“A gente acabou expandindo para as meninas do Futebol e também alguns bilhetes da MUC que trabalha com meninas em Caxias. Então, a gente conseguiu trazer, além das meninas assistidas pela Secretaria da Mulher, também estamos trazendo as crianças e adolescentes das ongs parceiras da Secretaria”, lembra Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“O projeto Arte e Música está no Seriema, Volta Redonda, Cohab e Vila Paraíso. Cada local desse tem duas turmas e a Cohab tem quatro turmas. Nós estamos também trabalhando a questão do racismo, porque estamos falando de uma sereia negra e depois vamos trabalhar isso durante as aulas”, disse Nando Santos, coordenador do PMM e Programa Arte e Música.

“A Kiara procurou a gente para fazer essa parceria, para que as crianças tivessem esse contato com o cinema”, destaca Aline Formiga, gestora do Multicine.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social colaborou com o translado das meninas dos seus bairros até o Caxias Shopping. Ao todo 100 meninas assistidas tiveram a oportunidade de participar do momento de lazer, diversão e conscientização.

Para muitas meninas essa foi a primeira oportunidade de ir à um cinema e ficaram encantadas com este momento. A ação teve como objetivo proporcionar às meninas a vivência de experiências diferentes, mas que também ajudem a cada uma deles a vencer preconceitos.

“É bom está aqui com as meninas. Nós jogamos e nos divertimos”, Eloisa Vitória, integrante do Projeto Livro na Mão Bola no Pé.

“Desde 10 anos eu jogo bola e hoje é muito bom esse momento de lazer”, disse Tailine Castro, integrante do Projeto Livro na Mão Bola no Pé.

“Eu acho que é muito importante, porque tem crianças que não tem oportunidade de vir. É muito importante o que a Prefeitura está fazendo, porque as crianças vão interagir”, disse Francine Barbosa, assistida do Centro Educacional São Francisco de Assis.