A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico na noite dessa quarta-feira (21), iniciou de forma inovadora as festividades juninas realizando pela primeira vez o ‘Desfile Cultural’ na Avenida Senador Alexandre Costa com todas as manifestações culturais da cidade que vão participar do São João Que a Gente Quer.

“Tivemos essa idéia inspirada em outras ações que realizamos em outras datas comemorativas, ela foi aceita e colocamos em prática e cá estamos felizes fazendo desse momento uma vitrine do que Caxias tem de melhor na cultura”, destacou Leonardo Barata, Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Abrimos hoje de forma oficial o nosso São João, uma cidade que respira cultura, merece uma festa a altura. Então estamos preparados para dar início a mais um ano de festa com toda a segurança como já é tradição e quero aproveitar e convidar a todos do Maranhão para vim pra Caxias prestigiar essa festa maravilhosa feita com muito empenho por nossas equipes “, convidou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

O Desfile Contou com grupos de Bumba Boi, Cacuriar, Capoeira, Juninas, Quadrilhas Caipiras, Dança do Lili e artistas do artesanato local, que em cortejo seguiram até o Morro do Alecrim, onde realizaram apresentações na Rua das Sombrinhas.

“O artesanato de Caxias também é cultura, achei excelente a ideia de participar desse momento e mostrar nosso trabalho“, pontuou Neta Pinheiro, Presidente da Associação dos Artesãos de Caxias.

“Hoje estamos fazendo a abertura do São João. E, para mim o Bumba Boi é o meu café, o meu almoço e o meu jantar. A coisa que mais eu defendo é o Bumba Boi e quero agradecer a idéia do Secretário de Cultura que teve a idéia de fazer esse desfile de Bumba Boi e de todas as culturas”, disse Sibite, Fundador do Boi Canário Verde.

“Nós somos o Bumba Boi Encanto de Caxias e é um enorme prazer fazer parte desse belíssimo espetáculo”, disse Ivan Abreu, vocalista do Boi Encanto de Caxias (MA).

“Foi uma noite muito bonita para a Caxias, para os grupos culturais de Caxias mostrar o que eles têm, mostrar a sua cultura”, disse Pelé, fundador da Dança do Lili.