Nessa terça-feira (20), alunos da escola UIM Guiomar Cruz Assunção, localizada no Bairro Mutirão em Caxias (MA) visitaram pontos turísticos da cidade de Caxias, acompanhados de professores como parte do Projeto ‘O Jovem, a Cidade e o Patrimônio’, a exemplo do Mirante da Balaiada, Acadêmia Caxiense de Letras, Instituto Histórico, Prefeitura de Caxias e Centro de Cultura, onde funciona a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

“É de grande valia os professores nos mostrar sobre o Patrimônio da nossa cidade. E, nesse Projeto o Jovem, Cidade e o Patrimônio, mostra como nossa cidade é rica em coisas bonitas”, destaca Emanuele Andrade, aluno.

Já a aluna Tália Gomes, vencedora do prêmio ano passado, destaca os benefícios do projeto. “Eu ganhei o prêmio o ano passado com uma poesia e ganhei um tablet, tive uma experiência muito boa e gratificante. Vou concorrer novamente a esse projeto que é muito maravilhoso e faz a gente valorizar e conhecer nossos patrimônios”, disse a aluna.

Os alunos conheceram as dependências da Semect acompanhados dos professores Gilmar, Francisco de Assis e as professoras, Juliana, Antônia Francisca e Irani Ribeiro. “O Projeto o Jovem a Cidade e o Patrimônio é de grande importância histórica, pois destaca os pontos histórico da cidade e ao mesmo tempo, ensina os alunos a conhecer a cidade através de sua história e patrimônio cultural, uma iniciativa louvável da Semect”, disse a professora.

O último local a ser visitado foi o gabinete da Secretária, Ana Célia Damasceno, que recebeu os alunos e falou da alegria em perceber que as escolas estão mobilizadas e incentivadas a levar o alunado a conhecer a história de Caxias (MA).

“Ter vocês alunos e mães de alunos aqui na escola, é um orgulho e satisfação, pois percebemos que essa busca para conhecerem os nossos patrimônios materiais nos alegra, haja vista que as nossas crianças se interessam por nossa história. E, a FLICT de 2023 tem o foco do bicentenário de Gonçalves Dias que é um Patrimônio Imaterial, pensar no maior escritor de nossa cidade, sei que a disputa desse ano será ainda mais brilhante, com tanta dedicação de nossos alunos”, frisou a secretária.

A aluna Emanuelle Andrade, destacou o empenho dos professores em ensinar e propagar a educação e conhecer sobre a cidade. Além disso, conhecer a Semect foi um coroamento. “A secretária de Educação é uma pessoa iluminada, muito ética, inteligente e deu uma aula a todos nós, que agradecemos por toda essa gentileza em nós receber dessa forma”, disse a aluna.