A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, abriu oficialmente no Parque da Cidade, no bairro Ponte, o São João Que a Gente Quer. Este ano o evento é mais do que especial, pois está em clima de celebração da cultura, comemorando os 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e os 200 anos do aniversário do poeta Antônio Gonçalves Dias.

Serão 10 noites de festa em três espaços onde passam diversas apresentações artísticas e culturais, além de bandas locais e nacionais. Nessa quinta-feira (22), foi realizada na abertura oficial do evento. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanhado da deputada estadual Daniella, falaram sobre a expectativa para mais uma festividade junina na cidade.

“É com bastante expectativa que a gente realiza um grande em São João 2023, acima de tudo com segurança e apresentando aquilo que a gente tem de melhor, que é a cultura popular do nosso estado e da nossa cidade. Eu quero aproveitar e convidar você que está em casa, que possa vir com toda sua família, pois aqui é um local seguro e familiar. Um local onde nós apresentamos a nossa cultura. Teremos vários dias de festa. Eu deixo o convite para que todas as famílias de Caxias possam estar presentes no melhor e maior São João do interior do estado do Maranhão”, ressaltou o Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

“Eu sou amante da nossa cultura e do nosso São João. É a festa mais bonita do ano, e é claro fazemos que de tudo para intensificar e reconhecer os nossos artistas maranhenses, porque o Maranhão é um berço de artistas. Mais um vez temos participação direta com o São João da cidade de Caxias, fizemos investimentos através de emendas parlamentares para que esse lindo São João pudesse acontecer, fico muito feliz chegar aqui hoje e ver o brilho no olhar das pessoas e o sorriso no rosto das crianças, pois é isso que nos motiva a continuar investindo no bem-estar da população caxiense”, expressou Daniella, Deputada Estadual.

O secretário de Infraestrutura de Caxias, Zé Gentil Neto, também esteve presente na abertura do São João que a Gente Quer 2023. “Pra mim é sempre uma honra, uma alegria muito grande e uma grande satisfação em estar participando mais um ano do nosso São João, o maior São João do interior do Maranhão. Eu fico muito feliz, principalmente por ser um São João que mistura sentimentos, culturas diferentes e por manter a tradição da nossa Caxias”, frisa.

Abrindo as apresentações na primeira noite do São João que a Gente Quer, no tablado do Parque da cidade, teve toda a alegria da Junina Os Pimentinhas e o Xaxado Carcará. Com 28 anos de tradição, a terceira atração a passar pelo tablado na abertura do São que a Gente quer 2023 foi o Reisado Encanto da Terra, reunindo teatro, dança, poesia e religião.

Em seguida foi a vez da quadrilha estilizada Junina Sai de Baixo, que contagiou o público presente no Parque da cidade. De quadrilha caipira mirim a junina estilizada, a Sai De Baixo tem mais de 20 anos de tradição. Este ano, a junina contou a história do “baile perfumado, a festança do Cangaço”, trazendo para o São João o lado do cangaço, a riqueza, o luxo e vaidade.

“A gente sabe que o público caxiense espera para ver a Junina Sai de Baixo, e isso pra gente é uma honra mostrar o nosso espetáculo paras as pessoas que amam, que saem das suas casas pra assistir à nossa apresentação”, falou a integrante Maria Fernandes, a Maria Bonita da Junina.

O boi caxiense, Brilho da Alegria, encerrou as apresentações no tablado na primeira noite do São João Que a Gente Quer 2023. Em outro espaço montado no Parque da Cidade, a Vila Junina, o visitante tem a oportunidade de conhecer o largo de São Benedito, um dos pontos turísticos de Caxias. No espaço, o visitante pode reviver a tradição do passeio pela praça, conhecer locais que marcaram a história da Princesa do Sertão como o cabaré da Diracy, a farmácia São Benedito e a União Artística Caxiense. Quem passou por lá, aproveitou pra curtir o bom forró pé de serra ao som da Banda Harmonia.

O secretário de Cultura de Caxias, Leonardo Barata, destacou a importância de se valorizar a cultura caxiense. “Nós estamos muito animados, haja vista que nós iniciamos na verdade com um grande desfile jubilar, pois este ano Caxias comemora os 200 anos da adesão à independência do Brasil, os 200 anos do poeta Gonçalves Dias, é o ano da cultura. Então, será um São João grandioso, recheado de apresentações culturais da cidade de Caxias, valorizando o fazedor da cultura de Caxias, e claro, o que vier de fora é para complementar o que a gente tem em Caxias, que é maravilhoso. Nós estamos muito felizes com toda essa programação, com tudo o que está acontecendo e o que ainda será realizado no mês de julho após o São João”.

Para encerrar a primeira noite do São João 2023, se apresentaram no palco principal do Parque da Cidade, o cantor caxiense Davi Lacerda e Romim Mahta, que levantou o público com sua pegada de som de paredão.