A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu, nesta sexta-feira (23), nota informativa sobre os casos suspeitos de Febre Maculosa no município. O órgão esclareceu que os dois pacientes seguem sendo monitorados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, e se encontram em tratamento domiciliar com quadro de saúde estável, aguardando resultado do exame PCR para confirmação ou descarte do diagnóstico.

A gestão municipal também destacou que todos os dados e informações oficiais sobre os casos serão divulgadas a população. Além disso, destacou que os caxienses fiquem atentos as medidas de prevenção e em caso de sintomas, procurem os serviços de saúde.

FEBRE MACULOSA

A Febre Maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria ‘Rickettsia rickettsii’. O carrapato-estrela não é o carrapato comum, que encontramos geralmente em cachorros. A espécie transmissora da doença é encontrada em animais de grande porte (bois, cavalos, etc.), aves domésticas, gambás, coelhos e capivara.

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal e dor muscular constante. Algumas das formas de prevenção da doença são usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro; usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta e usar repelentes de insetos. É importante ressaltar que não há transmissão da doença de pessoa para pessoa.