A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil em parceria com a Portal Mail e Rotary Clube, entregaram uma manhã de lazer para os alunos da Escola Rui Frazão que foram os vencedores da Operação Guardiões do Planeta, envolvendo estudantes de quatro escolas que tinham por objetivo arrecadar garrafas pet com o objetivo de colaborar com o meio ambiente.

“As crianças se envolveram nessa ação que é um projeto da Secretaria do Meio Ambiente com a SEMECT. A Escola Rui Frazão foi a vencedora. Esse momento é muito importante, inclusive com crianças autistas”, disse Cristiane Carvalho, gestora da escola.

“Está sendo legal. Foi muito bom ajudar o planeta”, disse Emile Sofia, aluna.

“Foi muito maravilhoso. Eu gosto muito de brincar”, disse Maria Júlia, aluna.

Participaram da Operação as escolas: UIM Engenheiro Jadhiel Carvalho; UIM Rui Frazão; UIM Ezíquio Barros Filho e UIM Marinalva Soares. Após a pesagem das garrafas recolhidas em Ecobags, o resultado da Operação Guardiões do Planeta por meio da arrecadação de garrafas pet realizada pelas escolas participantes foi:

1. UIM Rui Frazão: 68.80 kg.

2. UIM Engenheiro Jadhiel Carvalho: 53.20 kg.

3. UIM Ezíquio Barros Filho: 44.80 kg.

4. UIM Marinalva Soares: 5.50 kg.

Totalizando: 172.30 kg.

A escola Jadhiel Carvalho será premiada com um passeio para a reserva do Inhamum como forma de agradecimento pela participação. Dentro das escolas o trabalho consistiu em realização de palestras de conscientização. O trabalho envolveu na Operação Guardiões do Planeta estudantes do do 3º ao 5º ano. O resultado da arrecadação de garrafas Pet será convertido em desconto na conta de energia elétrica para o Lar da Divina Providência.

“Hoje nós estamos aqui com a Escola Rui Frazão, ela conseguiu reunir a maior quantidade de plásticos, que foram quase 69 kg, que poderiam até ser descartados de forma inadequada. Hoje eles estão aqui nesse momento de lazer. Nós temos cerca de 90 alunos da escola”, disse Diego Sousa, Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“Nós fomos convidados a patrocinar este momento juntamente com o Rotary Clube. Um dos lemas da PortalMail é incentivar a educação e saber que a escola ganhou depois de recolher mais de 60 kg de plástico. Tudo isso é uma satisfação muito grande”, disse Paula Menezes, representando a PortalMail.

Mesmo com o período de arrecadação já tendo se encerrado, as escolas podem continuar recolhendo material plástico para serem entregues ao Eco Ponto municipal na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, que está localizada na Avenida Volta Redonda, Nº 1600, bairro Volta Redonda.

Palavras chaves: , ,