A Prefeitura de Caxias (MA), participou do lançamento nessa quinta-feira (22), Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, que vai funcionar na sede do Centro Universitário UniFacema em Caxias (MA) e vai atender a população em geral, além de servir com prática jurídica para os estudantes da instituição. A ação conta com apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão, UniFacema, Prefeitura de Caxias (MA) em toda a rede de atendimento do município.

“Esse Centro servirá como ponto focal para a rede de atendimento. A proposta é encaminhar essa pessoa para que ela possa ser encaminhada pelo Centro Especializado. E, a partir desse atendimento realizar o encaminhamento para a rede, em conformidade com as suas necessidades. É um serviço importante para que possamos atuar de forma especializada. Alunos e alunas estão sendo treinados para receber esse atendimento inicial para fazer atendimento jurídico, psicológico e social. Nesse atendimento inicial esse acolhimento será realizado por alunos”, disse Marcela Lobo, coordenadora do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do Maranhão.

“Nós precisamos parabenizar o Tribunal de Justiça, a UniFacema e a Prefeitura Municipal porque estão unidas em prol do atendimento às vítimas de violência. Esse local vai atender Caxias e cidades vizinhas. Nós ficamos felizes porque somos sabedores que o judiciário se aproxima da população. Todas as vezes que o poderes se juntam o sucesso é certo”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

O lançamento foi prestigiado pelo Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil; Deputada Estadual, Daniella; o Desembargador, Jamil Jedeon Neto representante o Tribunal de Justiça do Maranhão; Corregedor geral de Justiça do Maranhão, Froz Sobrinho; coordenadora do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do Maranhão, Marcela Santana Lobo; Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Maranhão, Mirela César; Diretora do Fórum da Comarca de Caxias, Giza Mendonça, Juiza; a representante do grupo Educa e mantenedora do UniFacema, Maria Aparecida; Reitor do Unifacema, Marcos Aurélio Alves, além de representantes da Delegacia da Mulher; Secretarias Municipais de Educação, Ciência e Tecnologia; Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres; Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Guarda Municipal; Polícia Rodoviária Federal, dentre outros órgãos e instituições.

“Uma justiça de proximidade que traz a centralidade do poder judiciário, o jurisdicionado, aquele que deveria sempre ter tido a atenção do poder judiciário na garantia dos seus direitos, mas também que reflitam na paz social. É fundamental que a harmonia entre os poderes seja uma realidade nessa comarca”, disse Mirela César, Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Maranhão.

“Hoje estamos aqui para inaugurar dois serviços voltados para as pessoas. Um para a pessoa que sofreu algum conflito e precisa apaziguar, restaurar a situação. E, também o Centro de apoio à vítima, por ser um trabalho em rede”, disse Giza Mendonça, Juíza e Diretora do Fórum da Comarca de Caxias.

“Eu acredito que é por meio de espaços como este, que a sociedade terá espaço de empoderamento, na tentativa de resolver seus conflitos por meio de práticas restaurativas e das demandas da justiça comum. Todos são cientes da alta demanda do judiciário. O Poder Judiciário quer externar aqui a sua alegria com a instalação desses equipamentos de suma importância para a excelência da prestação jurisdicional da comarca de Caxias. Em nome do Desembargador, Paulo Velten e do Desembargador, Froz Sobrinho e da Desembargadora Sônia Amaral, eu quero parabenizar a todos os senhores e senhoras, externando nossos votos de pleno sucesso”, destacou Jamil Gedeon, Desembargador e representando a Coordenadora do Núcleo Especializado e Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do Tribunal de Justiça do Maranhão, Desembargadora, Sônia Maria Amaral Ribeiro.