A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, segue fazendo a cultura acontecer no Parque da Cidade, no São João Que a Gente Quer 2023. Nesse sábado (24) na Vila Junina, Casa do Reggae – Equipe Vinil Três Poderes; Pé de Serra e Karícias do Forró animaram o público.

No Tablado também foi bastante movimentado. O público se fez presente de forma massiva para conferir a Quadrilha Cycwpyra Mirim, do bairro Bacuri. Com 28 componentes, eles mostraram que o trabalho para desmistificar uma fama antiga do bairro segue firme ao injetar cultura e diversão.

“Criamos a cultura no nosso bairro para mudar a visão e trazer a alegria para todos”, disse Antônia Fernandes, fundadora da Quadrilha.

“Temos que trabalhar com essa criançada para tirá-las do mal caminho”, disse Adail.

Em seguida foi a vez da apresentação do Carimbó Vem Comigo, do bairro Trezidela, que completa 10 anos em 2023 difundindo a cultura paraense. “Nós ensaiamos duarante 5 meses com as meninas e estamos trazendo essa bela apresentação para os caxienses”, reforçou Mauro Produções, produtor cultural.

A Quadrilha Filhos do Sertão se apresentou logo depois. Criada há 2 anos, o objetivo foi agregar jovens do bairro Cangalheiro, mas o interesse pelo grupo acabou se espalhando pela cidade. Hoje o grupo é integrado por jovens de vários bairros de Caxias e conta com 32 componentes.

“É um privilégio participar da Quadrilha como noiva, estou muito feliz em participar mais uma vez”, frisa Glenda Holanda, noiva da Quadrilha Filhos do Sertão.

“São pessoas de vários bairros como Volta Redonda, Vila São José, Cangalheiro e Sabiá. Tudo começou numa brincadeira e hoje estamos cada vez mais evoluindo”, lembra Caio Ruan, diretor da Quadrilha.

A Quadrilha Brilho do Sertão, que pretende em 2023 se apresentar como Junina Estilizada, celebrou com seus 38 componentes, 2 anos de muita atividade e crescimento. “Esse ano nós estamos como Caipira, mas dançando com coreografia de Junina Estilizada. É um prazer participar do São João Que a Gente Quer”, disse Yago Lima, vice-presidente da Quadrilha Brilho do Sertão do bairro Vila Lobão.

As atrações do Tablado foi finalizada com o Boi Encanto de Caxias, que é uma das maiores expressões da cultura do Bomba Boi caxiense. Sotaque de Orquestra, o Boi conta atualmente com aproximadamente 50 componentes e este ano completa 30 anos de existência. Para a fundadora, Maria da Paz, (Paizinha), o momento é festa.

“A emoção é muito grande em ver o nosso trabalho sendo apresentado por esses jovens. Antes era só para crianças, no Jardim de Infância Cebolinha, e hoje ele é da cidade toda”, disse Maria da Paz (Paizinha), produtora cultural.

No palco principal, as apresentações foram iniciadas pelo cantor maranhense de Pindaré Mirim, radicado em São Luís, Kennedy Aranha. “Hoje nós preparamos um repertório altamente junino, eu quero agradecer a Prefeitura pelo convite. Caxias é uma cidade muito culta e representa na cultura maranhense um nome muito importante”, disse.

“Tem música que não podem faltar no período junino, mas tocamos também Forró das Antigas e ritmos atuais. Quero agradecer a Prefeitura pelo convite”, disse GF e Banda Estilizada.

Para o secretário, Léo Barata, o momento é de expectativa pela presença cada vez maior do público em prestigiar toda a programação preparada para caxienses e visitantes. “Todo o nosso espaço está preparado para os nossos turistas e caxienses aproveitarem. Aqui temos a Vila Junina, atrações no Tablado e no Palco. Tudo foi preparado com muito carinho, as atrações estão aqui para trazer animação ao nosso povo”, frisa Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.