Profissionais de saúde de Caxias e Região se reuniram, nesta segunda-feira (26), com representantes do Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Secretaria do Estado de Saúde, para tratar sobre cuidados com a saúde da população materno infantil, além de discutir estratégias para a continuidade do trabalho de redução da mortalidade deste público na Região de Caxias.

Mônica Gomes, Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre o encontro. “Estamos em um momento, dos vários que iremos ter e já tivemos, da Planificação da Atenção à Saúde. Hoje temos aqui o público que atende a população materno infantil para, junto a Secretaria Estadual de Saúde, os Hospital Albert Einstein e Beneficência Portuguesa e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), discutirmos as melhores estratégias para a redução da mortalidade materna e neonatal”, disse.

Tania Lago, Coordenadora da Planificação à Atenção a Saúde pelo PROADI-SUS da Beneficência Portuguesa de São Paulo, destacou o objetivo do encontro. “A ideia é que a gente fortaleça a atenção as gestantes e as crianças aqui em Caxias. Reunindo toda experiência dos profissionais de saúde aqui do município com pessoas que vieram da Secretaria Estadual de Saúde e nossos assessores técnicos da Beneficência Portuguesa”, frisou.

“Hoje é mais um momento que a gente vem para fazer um encontro com os representantes de todos os municípios, das Maternidades e do CEAMI, para fortalecer a atenção materna infantil, que foi a nossa linha de cuidado priorizada para iniciar a planificação. Ressaltamos que essa é a priorizada, mas já ampliamos para a linha de cuidado do idoso, hipertenso e diabético”, contou Ademilde Andrade, consultora do Hospital Beneficência Portuguesa.

O coordenador das regionais de saúde do estado, Aristeu Marques, ressaltou a participação dos órgãos. “Hoje estamos aqui para uma reunião com os coordenadores, Secretários Municipais de Saúde de todos os municípios da região, assim como a rede de assistência, a Maternidade Carmosina Coutinho e os demais hospitais e uma equipe de coordenadores do departamento”, frisou.

“Hoje estamos aqui de mãos dadas com a representação do estado, que é a Regional de Saúde. Temos aqui o CONASS, a Beneficência Portuguesa, as unidades de saúde e todos os Secretários de Saúde da Região de Caxias. Hoje é um dia muito importante para a Região de Caxias, onde vamos elaborar um planejamento para que possamos valorizar a vida”, finalizou Rita Paz, Gestora Regional de Saúde.