Caxias (MA) recebeu nos dias 26, 27 e 28 de junho a semana padrão do Projeto de Planificação à Saúde Mental da Região de Saúde de Caxias. A ação reúne representantes de todos os 7 municípios, do departamento estadual de saúde mental do estado, da Regional de Saúde, além de consultores e analistas do Hospital Albert Einstein. Os encontros foram realizados no auditório da escola Inácio Passarinho.

O objetivo é discutir o manejo adequado de pacientes com transtorno mental nas unidades de saúde dos municípios. A Referência Técnica em Saúde Mental de Caxias, Lívia Paiva, ressaltou a importância do encontro.

Os profissionais sairão daqui com a certeza de que a população vai chegar na Unidade Básica de Saúde (UBS) e serão atendidos e manejados corretamente. Onde aquele paciente que está em transtorno mental vai ser bem conduzido para uma atenção especializada, mas que ela possa retornar a comunidade onde terá total apoio de acolhimento, tratamento e acompanhamento. O objetivo é fazer o manejo correto do paciente“, disse.

É uma semana importante de alinhamento para condução do processo, pois acontece com as unidades laboratórios e de expansão de toda região de saúde“, frisou Clennya Simão, enfermeira de referência técnica regional para a Planificação de Saúde Mental na região de Caxias (MA).

Alana Gabriela, dentista, falou sobre a importância do encontro. “Todos mês temos esse encontro com as analistas sobre saúde mental, onde trocamos informações sobre o funcionamento. A intenção é trazer o conhecimento dos profissionais sobre o tema, não só o medico, mas o enfermeiro, dentista, assistente social e outros profissionais“, finalizou.