A modalidade Taekwondo contou com estudantes da Rede Municipal e Estadual participando das disputas no Ginásio Mundico Santos, no Bairro Nova Caxias (MA). Ao todo 16 escolas inscreveram seus alunos nas categorias: Mirim, Infantil e Infanto.
“Estamos com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e Secretaria Adjunta de Esporte. Todos os alunos receberam uniformes. Esse resultado é a longo prazo”, destaca Antônio Costa, professor.
Atualmente Caxias (MA) está em 1º lugar no Maranhão na modalidade esportiva. O Taekwondo está em Caxias (MA) há 5 anos, mas já coleciona ótimos resultados. Agora está adentrando às escolas com um trabalho de educação. “A modalidade está com 5 anos em Caxias (MA). Hoje no Maranhão, somos a melhor equipe, temos o maior número de atletas quantidade de atletas na Seleção Maranhense. Hoje estamos plantando uma semente. Nós conseguimos 15 vagas para o Brasileiro este ano. Ou seja, no próximo ano teremos mais atletas para ganhar mais vagas para o Brasileiro”, destaca Antônio Costa, professor.
Chamou à atenção a presença de um árbitro jovem na modalidade, mas apesar da pouca idade, o jovem de apenas 11 anos já é faixa preta. E, as pretensões dele são grandes dentro da modalidade.
“Para ser um técnico você precisa ter uma faixa elevada. Com ela você aprende todas as regras, todas as formas de chutar, com ela você consegue arbitrar e ser o árbitro da mesa. Eu pretendo pegar a faixa preta 4 Dan para poder ser mestre e ser árbitro brasileiro internacionalmente”, disse Geneton Filho, árbitro.
Cada Dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10 (dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte.
“Eu já venho treinando desde o ano passado. Foi muito legal participar”, disse Letícia Rodrigues, campeã.
“A luta foi difícil. Eu estou representando a escola Maciel. Eu treinei um pouco. Eu vou para o Brasileiro agora e eu quero ganhar pelo menos um campeonato”, disse Ulisses aluno de 9 anos, represente do Instituto Maciel, que também foi vencedor nas disputas dessa segunda-feira (26).