A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias (MA), através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, informa aos caxienses que os dois casos suspeitos de Febre Maculosa, notificados no Estado do PI, mas residentes do município de Caxias (MA), deram não reagentes, ou seja, negativaram para a doença, conforme resultado laboratorial da 1ª amostra coletada em Teresina. Agora, serão enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA), amostras da 2ª coleta conforme a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Caxias.

A Vigilância Epidemiológica informa que as pessoas acompanhadas estão bem, e irão fazer nova coleta por exigência do LACEN, apenas para certificação de que estão sem a doença. As coletas vão ser feitas em Caxias e serão enviadas ao LACEN.

No dia 23 de junho, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota informativa sobre os casos suspeitos de Febre Maculosa no município. O órgão esclareceu que os dois pacientes seguiam sendo monitorados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, e se encontravam em tratamento domiciliar com quadro de saúde estável, aguardando resultado do exame PCR para confirmação ou descarte do diagnóstico.

A gestão municipal também destaca que todos os dados e informações oficiais sobre os casos serão divulgadas. Além disso, lembra aos caxienses que fiquem atentos às medidas de prevenção e em caso de sintomas, procurem os serviços de saúde.

FEBRE MACULOSA

A Febre Maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria ‘Rickettsia rickettsii’. O carrapato-estrela não é o carrapato comum que encontramos geralmente em cachorros. A espécie transmissora da doença é encontrada em animais de grande porte (bois, cavalos, etc.), aves domésticas, gambás, coelhos e capivara.

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal e dor muscular constante. Algumas das formas de prevenção da doença é fazer uso de roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato uma vez que ele é escuro; usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta e usar repelentes de insetos. É importante ressaltar que não há transmissão da doença de pessoa para pessoa.