Representantes do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo visitaram, nesta quarta-feira (28), o Hospital Infantil Dr. João Viana e o Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI). O objetivo foi conhecer as unidades onde serão implantas o Projeto TeleNordeste, com foco na linha de cuidado materno infantil.

O TeleNordeste disponibiliza consultas de telemedicina com especialistas em diversas áreas para pacientes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de média e alta complexidade. Ludmilla Guinosse, coordenadora de operações do TeleNordeste, falou sobre a implementação do projeto na linha materno infantil.

“O TeleNordeste já está em dentro das unidades de saúde de Caxias, nesse momento nós estamos atuando na linha de cuidado materno infantil, entendendo um pouco como o TeleNordeste pode trazer esse apoio nesse momento. Caxias é um município muito engajado, percebemos o quanto os profissionais daqui estão engajados para fazer com que o projeto aconteça”, frisou Ludmilla Guinosse, coordenadora de operações do TeleNordeste.

A nutricionista do Projeto TeleNordeste, Laís Fraga, falou sobre a nutrição dentro do projeto. “A gente entrou com a Nutrição dentro da equipe multiprofissional do TeleNordeste e estamos estruturando como é esse apoio. Eu vim com esse olhar focado na linha materno infantil, conhecer o território, a população e entender os pontos de inserção da nutrição dentro do TeleNordeste”, disse.

Mônica Gomes, Secretária de Saúde, destacou as unidades que irão receber o projeto. “Caxias já possui em todas as Unidades Básica de Saúde (UBSs) da zona urbana o projeto TeleNordeste. Nosso usuário tem acesso a muitas especialidades que o projeto nos oferece. Começamos no Complexo Hospitalar Gentil Filho há aproximadamente 2 meses atrás e agora estamos incrementando no CEAMI, que é uma referência de alto risco para gestantes e para crianças menores de 2 anos, mas também vamos implementar no Hospital Infantil João Viana e na Maternidade Carmosina Coutinho”, finalizou.

 

Confira a reportagem: